Revoltante!

Uma matéria publicada no Correio de hoje(1/04), se realmente for verdade é um absurdo. Não é coisa de governo sério. De acordo com a reportagem, a verba destinada pelo Ministério da Saúde para o atendimento a pacientes vítimas de câncer de 21 municípios do Recôncavo baiano não será mais repassada para a cidade de São Félix, onde 279 pessoas recebem tratamento de quimioterapia. Segundo Marta Rejane Batista, secretária de saúde da cidade, a verba anual de R$ 1.658.603,90 que era repassada desde maio de 2006 para a Santa Casa de Misericórdia do município, foi cortada por decisão da Comissão Intergestores Bipartite no último dia 24 de março.
Vão procurar cortar despesas em outro canto, não no setor de saúde, cuja atendimento já é prá lá de precário. O que o governador deveria fazer era afastar todos esses tais de intergestores( o que vem a ser isso mesmo?)dessa tal comisssão e mandar imediatamente repassar a verba para acabar com a angustia das pessoas que precisam de tratamento.
Quem conhece o Cican, que funciona na Vasco da Gama, próximo ao Hospital Geral, pode avaliar qual vai ser resultado dessa infeliz decisão. O Centro que já foi de referência, e que agora vive superlotado com dezenas de carros que chegam diariamente de vários municípios com pacientes para serem tratados em Salvador, vai ter o atendimento ainda mais precarizado. È cena comum na sala de espera, pessoas idosas deitadas nos bancos depois de enfrentar quilômetros de estradas para receber quimioterapia, porque no interior o sistema é deficiente. As pacientes (a maioria são mulheres) que precisam desse tratamento, depois que tomam a medicação ficam deitadas nos bancos duros aguardando o transporte, porque não existem acomodações adequadas e em número suficiente para atender à demanda . Enquanto isso, até uma ponte de Salvador para a Ilha de Itaparica está sendo anunciada. Em uma cidade onde falta tudo para a população mais carente, isso é até um deboche.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Tem que pagar a conta do carnaval de algum jeito.

    Dura realidade...

    ResponderExcluir
  2. É como eu sempre digo: estamos à deriva em matéria de aministração pública . Na situação em que estamos, vem o Governador com aquela conversa de ponte Salvador/Itaparica. Pediu ao Presidente para fazer. O Presidente disse que se ele não fizer, ela faz ! Na certa , está se utilizando do argumento para que lhe renda uns votinhos em 2010 . Na situação em que estamos, tirar dinheiro da saúde e, ainda por cima ,sobrecarregar o HGE ? É algo inadmissível! . Alguém acredita que o Prefeito vai cumprir a promessa de nos dar uma orla igual à de Miami ? Ainda bem que não há possibilidade de ele voltar... Sim, e a questão do metrôzinho, como fica ? Sai ou não sai ? Também ..., é apenas um metrôzinho mesmo ! E o problema da estação da Lapa, quem vai resolver ? Quando ? Vão esperar ela desabar e causar uma tragédia maior que a da Fonte Nova ? E a questão das escolas públicas, boa parte delas sem aulas até hoje ?

    É bom que saibam que estamos de olho ,o nosso dia chegará !

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Sarnelli, estamos de olho!

    RL

    ResponderExcluir
  4. Está complicado. A saúde do Brasil está na UTI,,, enquanto isso os políticos corruptos só pensam em aumentar os respectivos salários.

    ResponderExcluir