Artigo - Agressão à história de Salvador – II

Por Tasso Franco 

O secretário Fábio Mota anunciou no Correio que a Prefeitura vai mesmo construir um Memorial a Diogo Álvares, o Caramuru, no bairro do Rio Vermelho. Vai ser um fato inédito no país porque será a primeira vez que uma ficção, uma lenda, merecerá tal distinção. Se esta agressão à história de Salvador for concretizada (espero que o bom senso ainda prevaleça) estou curioso para saber quais serão os documentos a serem expostos no tal memorial, salvo o livro de Santa Rita Durão, o poema épico "Caramuru" que versa em estilo Camões sobre a lenda.

No mais, só se colocarem um mosquetão figurativo para ilustrar os tiros que Diogo Álvares teria dado nos pássaros e as imagens que retratam a própria saga poética encontrados em vários livros com essa configuração. Não sendo história, não tendo fontes primárias sequer da origem de Caramuru, se português ou galego-língua (espanhol da Galícia) como a ele se referiu em carta a Dom João III o donatário de Porto Seguro, Pero de Campo Tourinho, só mesmo a criatividade acima do real pode aconselhar tal incúria.

Também quero ver se o arquiabade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanuel d’Able do Amaral, agora imortal da Academia de Letras da Bahia, ordem religiosa que herdou por doação a Sesmaria conferida pela Corte de Lisboa a Diogo Álvares e Catarina Paraguaçu, no sítio da Graça, onde sempre o casal viveu além do altiplano da Barra, vai ficar calado, não encaminhará um protesto formal à Prefeitura de Salvador. O mesmo acontecendo com a Amorgraça, a Associação de Moradores da Graça.

Da mesma forma espera-se que os historiadores baianos e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia reajam a essa agressão, pois, se é pra colocar um memorial da lenda do Caramuru, no Rio Vermelho, abre-se os precedentes para também a comunidade de Itapuã requerer tal mérito de um memorial à lenda do guerreiro Abaeté; o bairro de Paripe exigir um memorial a São Tomé; e a associação dos amigos da Boca da Mata, um memorial ao lobisomem . 

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não sei prá que esse memorial no Rio Vermelho para se transformar em mais um trabolho sem manutenção. O que o Rio Vermelho precisa é de recuperação do que já tem. É isso que eu penso.O dinheiro que vai se gastar é melhor construir as escolas

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras que a cada dia que passa este blog agrega mais e mais leitores.

    obs: Sra Carmela, jamais utilizei seu blog para agredir ninguém, nem mesmo usar nomes fictícios.
    Minhas últimas postagens não foram aprovadas para publicação, então resolvi não comentar mais.
    Continuarei acompanhando seu blog e suas informações preciosas.
    Jamais aceitarei simples "biógrafos" como escritor, ainda mais, serem considerados IMORTAIS.
    Está aí... porque várias pessoas são contra este memorial.
    Será que agora, alguns que sabemos quem são, terá ou terão a cara de pau de assumir esta lástima?

    ResponderExcluir
  3. Esse Tasso Franco é um bom palhaço!! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olha meu povo , gosto dessa ideia do memorial . Precisamos construir e povoar as ruas com historias, lendas e mitos. Os deuses gregos , santos da igreja catolica , vilões e herois da europa e americanos do norte são reverenciados e visitados por nós do terceiro mundo. Nessa terra precisamos construir , se for um erro historico, que os guias de turismos usem isso para entreter e os professores usem o menumento para ensinar os alunos.

    ResponderExcluir
  5. Não acho que Tasso seja palhaço.Ele é um jornalista muito respeitado, com vários livros publicados e está expondo um ponto de vista com base em pesquisas feitas por ele, concluindo o seu estudo contrário aos argumentos dos que defendem um memorial em homenagem a Caramuru, no Rio Vermelho.São argumentos que apresenta e quem quiser contestar deve fazê-lo também com argumentos, essa é a regra da Democracia.

    ResponderExcluir
  6. ...KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Estes dois links: agressão à história de Salvador e agressão à história de Salvador II respectivamente

    http://189.21.240.15//news.php?idAtual=15899

    http://189.21.240.15//news.php?idAtual=15899

    são sobre o artigo.
    Dona Carmela, para reforçar ESPECULAÇÕES(de que eu e o Sr. POK são a mesma pessoa... e agora, será que seremos três: eu, POK e Tasso!rsrsrs), faço das palavras dos senhores Tasso Franco e POK as minhas...
    Não tenho mais o que comentar sobre o assunto e seus defensores diante o exposto, com toda certeza não seria tão capaz de dissertar tão maravilhosamente bem, sobre tal atrocidade à história.
    Também tive um ou dois comentários não divulgados no seu post:

    http://blogdoriovermelho.blogspot.com/2009/07/prefeitura-garante-que-rio-vermelho.html

    era minha defesa à piadinha dos "ESTORIADORES",KKKKKKKKKKKKKK...

    ResponderExcluir
  7. O cara quer "derrubar" uma tese defendida por conceituados historiadores a exemplo de: Alberto Silva, Thales de Azevedo, Pedro Calmon, Aurélio Ângelo de Souza, e historiadores do passado que tinham indicios que Diogo Álvares foi um naufrago que se abrigou no Rio Vermelho. Diogo Alvares existiu e se casou com Catharina Paraguaçu. Por quê Tasso não reclamou quando a Prefeitura realizou um Carnaval com o tema de Catharina e Caramuru anos atrás?? Acho uma palhaçada esse Tasso Franco querer desmerecer um grande projeto para o bairro, na verdade ele quer colocar João Henrique contra os idealizadores do projeto! Inclusive Cid Teixeira defende a tese de Caramuru no RV.

    ResponderExcluir
  8. Rac e Pok até hoje postam sem a coragem de dizer o nome verdadeiro. Pelo menos o Tasso Franco e demais debatedores do blog da Carmela, nós sabemos quem são, de fato - indepedente de qualquer coisa. Aposto que o Pok e o Rac estão se baseando no ôba-ôba, aconselho, inclusive, irem ao Instituto Geografico e Histórico da Bahia (no Centro) e lerem alguns livros de história antes de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  9. Curioso esse argumento usado para não construir um memorial sobe Caramuru porque, supostamente, a versão dele ter morado no Rio Vermelho por um tempo é uma lenda "sem comporvação história". Se fosse levada ao pé da letra, teríamos que derrubar todas as igrejas católicas do mundo, pois não existe nenhuma prova "primária" de que Jesus teria existido. E mesmo assim criou-se a versão sobre a sua santidade que mudou meio mundo. Já pensou o que seria dos muçulmanos se seguissem essa linha? Teriam que por abaixo a Mesquita do Domo da Rocha em Jerusalém, construída pelos muçulmanos em torno de uma pedra onde eles acreditam que Maomé ascendeu ao céu.

    ResponderExcluir
  10. Biaggio o Iluminado...
    Fim da polêmica...pronto, Ubaldo já pode inaugurar seu memorial...só falta o Tasso!!kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir