Antologia de contos e poesias do Rio Vermelho


A IDEÍA
Atenção moradores do Red, Hélio Campos, amigo do bairro, professor de Educação Física e escritor , está organizando um livro contendo contos sobre o Rio Vermelho. Ele explica que a idéia nasceu de uma conversa com Luciano Figueiredo e posteriormente com Marcio Santos Souza em 2008 durante um bate-papo repleto de boas lembranças. Ele explica que durante todo o ano de 2008 esteve pensando a melhor maneira de organizar e dar vida ao projeto, contudo, somente agora ao iniciarmos 2009 aparece com mais clareza e energia. “Uma vontade mesmo de que a publicação possa acontecer até o final do ano. Por este motivo elaborei um pequeno roteiro no intuito de dar os primeiros passos, abrir uma discussão, aguçar a curiosidade, estimular a criatividade e despertar o desejo de participação”, assinala.
O OBJETIVO
O principal objetivo da Antologia do Rio Vermelho é a de propiciar um encontro dos antigos moradores do bairro convergindo para as lembranças vividas relatadas em forma de contos, destacando a criatividade, sentido dramático e o bom-humor, aliada a expressividade e o prazer de escrever algo inerente a sua experiência no Rio Vermelho. O livro não tem a intenção de ser uma obra literária sofisticada, mas sim, de contar as facetas pessoais, coletivas, históricas, esportivas, artísticas e humorísticas valorizadas pelo desejo de partilhar suas lembranças em forma de contos sem, contudo perder a qualidade de um bom texto prazeroso de se ler, ao tempo em que pretende estimular o talento do escritor, talvez ainda adormecido em alguns rio-vermelhenses.
QUEM PODE PARTICIPAR
Poderão participar todos aqueles moradores e ex-moradores do Rio Vermelho interessados em colaborar com o projeto do livro que tenham uma história para contar, uma lembrança vivida, um fato pitoresco e pode até ficçionar, não necessitando do rigor literário, nem de experiência prévia, mas, sobretudo a vontade de enfrentar o desafio de contar histórias e experiências vividas.
A ANTOLOGIA DE CONTOS DO RIO VERMELHO,

Título provisório, não tem caráter comercial e é, sobremodo uma fantástica motivação para reunir e aproximar pessoas em torno de um desafio de escrever sobre um tema que está latente em cada um, que se mostra nas conversas repleta de emoção. É um projeto que incita a colaboração de todos os participantes na direção de publicar um livro de contos que fale de você, da praia, do futebol, das brincadeiras, das festas, do mar, das pescarias, do Clube de Praia Avenida, Grêmio Juventude, do sentimento, de tristeza, de alegrias, de vitórias, do Rio Vermelho, de tantas coisas ocultas no cerne de cada escritor.
REGULAMENTO
Podem participar moradores e ex-moradores, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é sobre o Rio Vermelho.
As inscrições, ou seja, a indicação do interesse em participar do livro deve ser encaminhada via e-mail: <hjbcc@lognet.com.br e/ou helliocampos@gmail.com> através de uma ficha de inscrição contendo dados pessoais e até o dia 31 de outubro de 2009.
O limite de cada CONTO é de até 6 (seis) páginas. Os textos devem ser redigidos em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Times New Roman ou Arial.
A POESIA poderá ter no máximo duas páginas em espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Times New Roman ou Arial.
Cada participante poderá inscrever até dois (2) Contos e duais (2) Poesias.
As inscrições são inteiramente gratuitas.
Os CONTOS e as POESIAS devem ser remetidos até o dia 30 de novembro em arquivos Documento Word para os e-mails: hjbcc@lognet.com.br e helliocampos@gmail.com, devendo, em folha (ou arquivo) separada, conter os seguintes dados dos autores:
nome completo;
nome artístico, com o qual assina a obra e que será divulgado em caso de publicação;
data de nascimento / profissão;
endereço completo (com CEP) / e endereço eletrônico (e-mail).
Será constituída uma Comissão avaliadora voluntariada composta por 3 (três) nomes entre os inscritos e/ou externo com reconhecida capacidade artístico-cultural para analisar os CONTOS e POESIAS quanto ao conteúdo e forma, cabendo sugerir alterações e revisões.
13. A inscrição no presente projeto da ANTOLOGIA DE CONTOS DO RIO VERMELHO implica na aceitação plena deste regulamento.
14. Os casos omissos serão resolvido por uma Comissão formada por 3 (três) membros inscritos no projeto.
O custo para a publicação, incluindo revisão, projeto gráfico e impressão deverão ser proveniente de patrocínio e apoio ou mesmo rateado entre os autores que terão direito a um número “X” de livros dependendo da tiragem. Caso aconteça um saldo positivo na venda dos livros, sugiro que seja doado para uma instituição de caridade a ser eleita pelos autores participantes.
Contato- Hélio Campos


Fone: Res. (71) 3351-3795 Cel. (71) 8751-8411

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. QUERO ABRIR O DEBATE sobre essa excelente idéia de Hélio perguntando senão poderíamos inserir outros gêneros literários com a crônica e até depoimentos. Os depoimentos são necessários porque existem pessoas que conhecem muitas histórias sobre o bairro mas tem dificuldade de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza depoimento vai garantir maior participação, pois nem todo mundo tem habilidade para escrever contos.

    ResponderExcluir