No meio do caminho tem uma fonte

A água sai bem fininha mas ainda serve para refrescar muita gente principalmente quem se exercita no trecho da orla . Conhecida como Fonte de Ondina ou Chega Nego, porque fica em frente da praia do mesmo nome, anda meio abandonada, entretanto, uma vez ou outra ,a Prefeitura manda passar uma mão de tinta branca. Os domingos, quando o fluxo de bahistas aumenta é comum ver pessoas dentro da fonte tomando banho ou lavando os pés.
Segundo dados da Fundação Gregório de Matos essa fonte foi construída na década de 20 do século XX, pelo governo José Joaquim Seabra e tem uma base em semi-circulo. Foi restaurada em 1993 por um mutirão formado por artistas, museólogos e poetas, entre eles estavam a museóloga Gilka Santana, as atrizes Nilda Spencer e Aidil Linhares e os artistas plásticos Deraldo Lima, Carlos Bastos, Altamir Galimbert, Ailton Lima e Astor de Lima.

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Essa fonte faz parte das minhas recordações de infância... Eu via , normalmente, pela manhã , com o sol ainda baixinho, bem cedinho, as pessoas passarem levando garrafões nas mãos para apanharem água para beberem. Época em que eu morava na entrada da Pedra da Sereia . Até hoje , essa pequena fonte fornece água límpida e filtrada através das rochas , mas está totalmente relegada ao abandono e necessitando de manutenção urgente. Para situar melhor a fonte no tempo, diria que foi construída bem no início do século XX...ou mesmo um pouco antes . Bem que a Prefeitura poderia fazer um projetinho e dar um visual melhor à essa bica centenária ou quase . Custaria quase nada. O problema é desejar e esperar que a Municipalidade faça alguma coisa , já que está ausente em todos os setores onde tem obrigações. Não custa nada dar uma valorizadinha naquela fonte que, diga-se de passagem, aparece no site da Fundação Gregório de Matos , do jeito em que está. Aliás, outras fontes e xafarizes, também aparecem em condições precárias passando um atestado de como as coisas não estão acontecendo por aqui . Não dá para que eu entenda, como se coloca imagens naquelas condições no ar... Com os monumentos, é a mesma coisa. Quem quiser conferir , é só entrar no site da Fundação, clicar em "sítios históricos " e, em seguida, escolher o que desejar ver...Pasmem ! o escravo que faz a alegoria com uma escrava, bem na base do monumento à Castro Alves, está sem a mão direita ! Constatei o fato esta semana e tenho as fotos. Pode ? Sim, na Bahia pode !...A coluna sobre a qual o Cristo Salvador, está instalado, na Barra , está sem quatro placas de mármore preto há mais de ano e não adianta reclamar...E, por aí vai, infelizmente ...

    ResponderExcluir
  2. Esse nosso bairro tem de tudo, mesmo: história, beleza, recantos, encantos, charme e astral bom.Só falta mais cuidado, mas isso é outra coisa.

    O melhor desse blog, Carmela, é que ele nos ajuda a descobrir e valorizar onde vivemos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Melhor entregar os monumentos para "Morcego" , parece que ele , do jeito dele, se importa mais que nossos governantes.

    ResponderExcluir