Os dois estão certos

A troca de acusações entre Globo e Record, vem revelando os bastidores desse submundo das duas redes de comunicação. Abaixo, o resumo da semana divulgado no boletim da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj),
Globo e Record trocam denúncias em horário nobre de TV
Desde terça-feira (11/8), as redes de TV Globo e Record expõem em seus principais programas jornalísticos denúncias e acusações mútuas. A Globo enfatiza ação do Ministério Público Federal do Estado de São Paulo contra a cúpula da Igreja Universal. E a Record destaca a histórica e questionável relação da Globo com a ditadura militar instaurada no País em 1964 e com sucessivos governos que lhe favoreceram. Para além da disputa de audiência e de mercado, as acusações merecem atenção e apuração das autoridades brasileiras.
Iniciando a polêmica, o Jornal Nacional veiculou, na terça-feira (11), extensa reportagem com as denúncias do Ministério Público de que o bispo Edir Macedo e outras lideranças da Igreja Universal se beneficiam das doações de fiéis, operam lavagem de dinheiro e investimento irregular de recursos na Rede Record. Para esquentar o clima, foi exposta também a denúncia de formação de quadrilha. E tudo com direito a requentar imagens e denúncias já veiculadas em anos anteriores.Sem titubear, o Jornal da Record mostrou o histórico de relações da adversária com o poder.
Caprichou, também, em denunciar financiamentos do BNDES à Globo apontados como irregulares, registrar casos onde a emissora teria sido favorecida com informações privilegiadas a partir de órgãos públicos, casos marcantes do envolvimento da emissora na manipulação de informações com relação a processos eleitorais e seu objetivo de monopolizar a comunicação no país.Não faltaram registros de ações judiciais que colocam a Igreja Universal e a Rede Globo no centro do foco, muitas delas inconclusas, paralisadas ou tramitando vagarosamente nos tribunais, ou ainda arquivadas.
Não faltaram, tampouco, a mistura de ingredientes de interesses religiosos, econômicos e políticos. Com uma clara pitada de promiscuidade.Fato é que denúncias antes sustentadas por intelectuais e ativistas políticos e olimpicamente ignoradas ou colocadas em segundo plano pelos grandes veículos de comunicação no País ganharam, em uma semana, a visibilidade social não alcançada durante décadas, inclusive com repercussões no Congresso Nacional. Resta agora saber se tudo o que foi denunciado será meticulosamente investigado ou colocado embaixo do tapete.

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Claro, vão apurar tudo, mas sem dúvida nenhuma, tudo será arquivado.
    Ficará claro que todos(ambos os envolvidos) são culpados, por evasão de divisas, lavagem de dinheiro etc.
    Enquanto há dinheiro sempre haverá recursos judiciais, acabando sempre em pizza. Que o diga José Sarney atualmente, Collor, Maluf e para não esquecer do quintal de casa, nosso maravilhoso e finado(graças a Deus) ACM.
    Indico um Documentário de Simon Hartog produzido em 1993 pelo canal 4 da BBC. O documentário discute o poder da rede Globo e teve sua exibição proibida no Brasil.
    Ele pode ser encontrado para download neste link:

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml

    ou neste outro direto:

    http://www.megaupload.com/?d=0PXSCFN8

    ResponderExcluir
  2. Achei o título desse post muito bom.Na verdade os dois estão certos em suas acusações, mas eu acho que ao menos a univesal pede o dinheiro aos fiei e dá quem quer, quem se deixa ser iludido tem mesmo é quese ferrar. E globo que recebue graciosamente dinheiro do governo, leia-se nosso, não nos foi pedido,tomaram nossa grana na raça mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Para descontrair.
    Um amigo me enviou uma piada que ele encontrou no orkut, acho que retrata nossa realidade nacional:

    Um alemão, um francês, um inglês e um brasileiro apreciam um quadro de ADÃO e EVA no PARAISO.
    O alemão comenta:
    - Olhem que perfeição de corpos: ela, esbelta e espigada; ele, com este corpo atlético, os músculos perfilados... Devem ser alemães.
    Imediatamente, o francês contesta:
    - Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... Ela, tão feminina... Ele, tão masculino.... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.
    Movendo negativamente a cabeça, o inglês comenta:
    - Que nada! Notem a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser ingleses.
    Depois de alguns segundos mais, de contemplação silenciosa, o brasileiro declara:
    - Não concordo. Olhem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, tão na merda... Só têm uma única maçã para comer. Mas não protestam, ainda estão pensando em sacanagem e pior, acreditam que estão no Paraíso. Só podem ser brasileiros!

    ResponderExcluir