Nas ondas do Oceano

Quem anda pela Mariquita já deve ter ouvido o som da rádio comunitária Oceano que se propaga por meio das caixas distribuídas em vários postes entre o Mercado do Peixe até a Fonte do Boi.Quem tiver mais informações sobre essa rádio ou o contato do pessoal responsável encaminhar para o blog pois temos interesse em divulgar com mais detalhes esse trabalho. Estamos precisando também de contato com o pessoal do Paciência Viva.
Tópicos:

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Carmela,recebi um telefonema de uma pessa se dizendo daradio comunitaria do Engenho Velho da Federação e que tinha um convenio com a prefeitura para instalar a radio aqui no bairro.Como presidente da Amarv lhe informei que iria ouvir a opinião da comunidade.Comecei a perguntar a moradores e comerciantes e não achei um favorável.Realmente é poluente tipico de periferia e voulutar para retirar o equipamento instalado.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma típica postura elitista.Certamente esses comerciantes que foram ouvidos devem provocar muito mais poluição sonora do que a rádio comunitária, permitindo os carros com som altos nas portas de seus estabelecimentos.As rádios comunitárias e depender de quem são os responsáveis podem prestar excelentes serviços às comunidades.

    ResponderExcluir
  3. RÁDIO COMUNITÁRIA OU SERVIÇO DE AUTO-FALANTE?
    O que está instalado na Mariquita não é uma rádio comunitária e sim um serviço de auto-falantes. A rádio escuta quem quer, já o serviço de auto-falante o cidadão é obrigado a ouvir queira ou não queira.
    Se combater a poluição sonora é ser elitista então eu sou elitista.
    Ah, e não sou comerciante do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  4. Poluição sonora é o que os filhinhos de papai fazem com os carros em qualquer canto que chegam.O som emitido pelas referidas caixas não incomoda ninguem, além de que por esse meio é possível passar boas informações para o bairro, orientar as pessoas, coonvocar para atividades e outros fins.Infelizmente tem um povinho ai no bairro que não gosta de nada.Deveriam procurar um retiro em um lugar bem isolado e se internar.

    ResponderExcluir
  5. POLUIÇÃO SONORA DE CARRO é outra praga, uma não exclui a outra. Agora, é duro virem uns caras do Engenho Velho da Federação e instalarem um serviço de auto-falantes no Rio Vermelho, ganhando dinheiro com publicidade, falando uma porção de bobagens e tocando música da pior qualidade.O que é que eles tem a dizer? A mim nada. Fora com eles!

    ResponderExcluir
  6. Você fala como se fosse o dono do bairro. Nesse pequeno debate dá para ver que existem opiniões divergentes sobre esse assunto.Essa atitude de "fora com eles" é muito arrogante. Se para você eles não tem nada a dizer para mim tem e ai, como ficamos?

    ResponderExcluir
  7. UM PROBLEMA DE FÁCIL SOLUÇÃO
    Fica assim Vinicius: você pede a frequencia em que a rádio vai ao ar e escuta no seu rádio, enquanto eu - mesmo sem ter pretenção de ser dono no bairro - vou me aliar a quem mais estiver incomodado com o barulho dos alto-falantes e lutar para removê-los de nosso bairro.

    ResponderExcluir
  8. Ânimos exaltados, calma, respirem fundo. Precisamos analizar um pouco melhor.
    A utilidade de um veículo de comunicação seja ele qual for é indiscutível.
    Só que, caixa de som pendurada em poste e com suas instalações inadequadas, são uma poluição visual. Temos também o problema do conteúdo, obrigando a qualquer transeunte a ouvir sua programação seja ela útil ou não. Além da qualidade discutível da transmissão.
    Temos que ter opções e não sermos obrigados a engolir seja lá o que for.
    Eu também não acho que a Praça da Mariquita ou Praça de Santana comporte tal equipamento.
    Rádios comunitárias têm sua utilidade aonde não chegam opções oficiais; aonde as pessoas que fazem parte, não dispõem de recursos, sejam eles financeiros ou tecnológicos; aonde estas rádios podem servir como escolas e projetos profissionalizantes e socializantes.
    Sendo assim, não vejo as praças supracitadas ou qualquer lugar do Rio Vermelho como uma comunidade que necessite deste tipo de serviço. Há ainda o problema de freqüência, que estas atuam, que podem interferir em: equipamentos de transporte privado e público; sistema de segurança privado e público e até mesmo nas transmissões oficiais dos que pagam e detêm diretos para exploração. Sou contra, rádio comunitária no Rio Vermelho não.

    ResponderExcluir
  9. É Rac você está certo, vamos com calma mesmo!Defendam suas posições mas vamos deixar o radicalismo de lado .Primeira pergunta é: quam autorizou o funcionamento dessa rádio ou serviço de som? Isso é o que a Amarv deve procurar saber, sim porque para se instalar e funcionar assim, abertamente, deve ter um alvará, ou não?

    ResponderExcluir
  10. BAIRRO DE ELITE
    Minha opinião e de Ricardo a respeito de um serviço de auto-falantes que, ao que tudo indica, funciona irregularmente na Mariquita tomou um rumo inesperado. Fomos acusados (eu, Ricardo, os moradores e comerciantes da região) entre outras coisas de elitistas, arrogantes e querermos ser donos do bairro. O Rio Vermelho sem dúvida é um bairro de elite, inclusive elite cultural e artística, o bairro é até conhecido, para orgulho dos moradores, como “bairro dos artistas”. O ideal seria que todos os bairros de Salvador fossem bairros de elite. Ou seja, não é o Rio Vermelho que deve se proletarizar, mas os bairros proletários é que deveriam melhorar, ao ponto de um dia, serem também bairros de elite. Essa pelo menos é a minha opinião.

    ResponderExcluir