Número de bairros em Salvador deve chegar a 180

O número de bairros da capital baiana deve chegar a 180, com base no Projeto de Delimitação de Bairros de Salvador previsto para ser concluído até o final do ano. O trabalho vem sendo realizado desde 2008, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A medida tem o objetivo de estabelecer um recorte territorial que atualize os limites e sirva de unidade de referência para a gestão pública e iniciativas do setor privado.

A última lei de bairros de Salvador foi sancionada no início dos anos 60, quando a cidade possuía aproximadamente 300 mil moradores, distribuídos em pouco mais de 30 bairros. Hoje, a capital baiana tem cerca de 3 milhões habitantes, que vivem em um território menor, pois ao longo de quase 50 anos o município perdeu área para localidades emancipadas como Lauro de Freitas, Candeias e Madre de Deus.

De acordo com a Prefeitura a nova delimitação permitirá a padronização de endereços, ao unificar os cadastros de correspondência. Os técnicos envolvidos no trabalho registraram vários casos em que um morador recebe cartas, como se vivesse em até quatro localidades diferentes. Além dos moradores, o projeto contemplará o turista que terá acesso a um mapa mais fiel de Salvador.

O trabalho está agora em fase de processamento das informações sobre as áreas e definição das coordenadas de limite de cada bairro. O trabalho de delimitação integra uma ação mais ampla que é o Projeto de Qualidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana de Salvador, cujo objetivo é produzir indicadores sobre a qualidade das águas e o acesso aos serviços de saneamento ambiental por bacia hidrográfica( informa a Secom)
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Cada dia melhor o seu Blog, Carmela. Sempre com notícias interessantes para os visitantes desta fonte de informações. Parabéns !

    ResponderExcluir