A manutenção da cidade

A manutenção  da cidade
Por Sarnelli

Ontem cometi uma confusão misturando dois assuntos e colocando o comentário na postagem errada. Aqui se fala de espaços públicos sem manutenção. Parece que me empolguei e disparei as minhas mágoas , porque a falta de manutenção é um defeito da terra , dos nossos governos , e , ultimamente , notadamente , do municipal. A falta de manutenção nos próprios e equipamentos públicos é uma doença crônica que custa caro à população. Pouco se faz e o que já existe fica esquecido e se deteriorando . É isto que está acontecendo com os nossos monumentos. Obras de arte espalhadas pela cidade ,que carecem de atenção urgente dos seus responsáveis. O Cristo da Barra está, há mais de ano, sem quatro placas de mármore preto; o escravo que faz parte do conjunto do monumento a Castro Alves, está sem a mão direita; o gradil de proteção ao monumento ao Visconde de Cayru, está sem a sua porta e servindo de depósito para barracas e estacionamento para moto; o chafariz existente na Garibaldi, em honra ao Lord Cochrane , está seco , necessitando de reparos e servindo de depósito de lixo e, por aí vai...

Se eu sair por aí , garanto que consigo uma boa relação de monumentos e até mesmo de outros bens públicos sob a responsabilidade da Prefeitura, necessitando de atenção ...o monumento ao Barão do Rio Branco, em São Pedro, está carente de uma boa escovada para retirar todo aquele limo e fezes de pombos depositados no granito , acumulados durante anos de incúria...

Se houvesse mesmo manutenção nas coisas publicas , garotos do Rio Vermelho não estariam usando , em sistema de revezamento , um grupo pela manhã e outro pela tarde, o espaço do Centro Social Monsenhor Amílcar Marques , para receberem aulas e tentarem aprender alguma coisa apesar do ano letivo perdido.. e dos esforço das abnegadas professoras, porque as suas escolas (municipais) à esta altura do campeonato, estão em reconstrução...ou em reparos...

Se você sair por aí, o que muito vê são vistosas placas anunciando diversos tipos de serviços, mas, perto delas, não vê um só operário muito menos uma máquina !... Procura-se dar a impressão de que a cidade é um imenso canteiro de obras quando, na realidade, não o é !

Não é crítica , é denúncia ! Têm-se a impressão de que é fácil e que só sabemos criticar, mas, se as críticas e as denúncias não aparecerem, o pessoal vai continuar se lixando e deixando o tempo passar em direção a 2010... quando , acredito , haverá grandes mudanças no cenário político ! Não confundir as críticas com as denúncias, embora tanto uma como outra sejam necessárias para que as autoridades tomem ciência de que precisam trabalhar, cuidar da cidade , que carece de tantas e tantas coisas importantes . O elevador Lacerda, bem recentemente, passou dias funcionando com uma só cabine e o de Sto. Antônio, até onde é do meu conhecimento, esteve ou está sob manutenção !

Até hoje não entendo a necessidade da troca de postes de cimento em boas condições por outros de metal que agora se apresentam no cenário da cidade pintados de azul. Não bastava trocar as luminárias , se a intenção fosse melhorar a iluminação ? Entre uma coisa e outra, a grana não dá e, então, aumenta-se o IPTU rotulado de “ Contribuição solidária “ , porém uma contribuição arrancada do povo na marra ... Mal administrada, a nova grana não vai dar para nada .

Bem, é o que está acontecendo conosco . O pessoal da Barra não pára de se queixar das coisas que andam acontecendo naquele bairro , que a Prefeitura transformou em sede da “ muvuca” , como diz um amigo meu.

E, o pior, é que não sabemos, exatamente, o que anda não acontecendo nos bairros mais afastados de Salvador, mais longe dos olhos do povo.

Na postagem “ Refrescando a memória “ , Maurício cobra : “ O que os autores da idéia estão fazendo para cobrar a execução da obra ? “ . Refere-se, evidentemente às obras do Memorial. Com razão. Parece que nada, e olha que a obra já está com um atraso de mais de 60 dias , prazo estipulado pelo prefeito ( que já lançou até mesmo a pedra fundamental numa solenidade acontecida dentro da Igreja de N.Sra. de Santana ) , para o início das obras...Este fato está registrado na página de apresentação deste Blog, na coluna “ Estamos de olho “ . Na postagem “ Parabéns Rio Vermelho “ , é o Sr. Ubaldo Neto que esclarece a uma pergunta do Sr. Maurício , que quer saber o que está sendo feito para a Prefeitura cumprir a promessa de iniciar as obras. Já vimos que está com mais de 60 dias de atraso. No seu esclarecimento, diz o Sr. Ubaldo Neto : “ A Central já fez a sua parte , que foi a apresentação da idéia e , em seguida, lutou para que o projeto fosse aprovado . E FOI ! –

Agora, é só esperar a Prefeitura cumprir a promessa ! Se vai ser cumprida, não se sabe.

Saber que há projetos, e muitos, sobre as mesas , claro que sei. Fui informado . Só não me disseram quando eles sairão do papel para se tornar realidades.

Uma cidade como Salvador , merece maiores atenções na preservação do que já existe , antes que parte do nosso patrimônio artístico , cultural desapareça . Precisa ser administrada com amor e carinho, com critério e dando prioridade às obras mais importantes , onde quer que se façam necessárias , mas preservando o que ainda temos de bom. Salvador , a cidade onde nasceu o Brasil, a primeira capital do país , é uma jóia ! Mas tem carência de tudo . Saúde, educação , moradias, transportes .... e muito mais. Vamos trabalhar, gente ?

Sim, e o nosso metrôzinho ? À esta altura, fica para 2010 . Vai circular na campanha !

Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Interessante esse roteiro de problemas reais apresentados nesse comentário.O verão está chegando e bem que poderiam preparar a cidade para receber melhor os turistas. Esses dias estive em Sergipe e Maceio, cidades menores que Salvador é bem verdade, mas dá para peceber a diferença no cuidado com os passeios a orla, faz gosto de ver.

    ResponderExcluir
  2. Marcia ,
    As coisas mais improváveis acontecem em Salvador ! Dizia o saudoso Governador Mangabeira : pense no improvável, que na Bahia acontece ! Como admitir que
    não se tome providências para aquele absurdo da existência de um sanitário a céu aberto , no terminal de ônibus da linha da Praça da Sé ? Ele
    que serve, exatamente , a turistas ? É ali que eles desembarcam com destino ao Pelourinho. Além do mais, o próprio terminal está inserido no Centro Histórico. Está entre as ruas da Ajuda e Chile e é usado por motoristas, cobradores, fiscais das empresas e, logicamente, por falta de opção, também pelo público. Os restaurantes e lanchonetes da área não permitem o uso das suas instalações por pessoas que não sejam suas clientes e com toda razão. O mais incrível é que a situação já foi denunciada “N” vezes e nada foi feito . É bem verdade que o caso foi criado em outra gestão e que já passou por outras , mas , bem que JH poderia ter mandado dar uma solução civilizada, pois o inconveniente está a menos de 200 metros do seu palácio, emanando um mau cheiro que castiga toda a área !... Uma vergonha para a cidade ! Uma imagem horrível para o turista levar de recordação de uma cidade como Salvador, bela por sua própria natureza.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma opinião sobre isso, acho que ficam pensando em executar projetos mirabolantes e esquecem de fazer o dever de casa que é cuidar da cidade. Só querem fazer obras de milhões e bilhões, por que será? É mais fácil conseguir dinheiro para fazer e refazer o metro do que para tapar um buraco na encosta da rua da Paciência ou recompor os passeios.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com esse seu comentário Mauricio.Acho até que devem pensar nos mega-projetos sim, afinal, estamos falando de uma Metropole, não dá para ficar só varrendo rua e tapando buracos tem que planejar o futuro, mas não podem deixar de fazer o dever de casa como você disse muito bem.

    ResponderExcluir