Começa a maratona de festas populares

Começa a maratona de festas populares
Salvador é sem dúvida a única capital que concentra em dois meses uma seqüência de festas que só termina ( ou não) depois do Carnaval,.O inicio é na última semana de novembro, quando a cidade entra oficialmente no ciclo de festa populares com as homenagens a São Nicodemos, no Cais do Porto. Essa é uma devoção da comunidade portuária

No último domingo do mês tem a romaria de São Lazaro que embora não conste do calendário oficial, é uma das poucas manifestações dessa natureza que ainda sobrevive em Salvador. Os devotos saem de Engenho Velho em procissão até a Igreja que fica na Federação ( próximo a UFBA) onde assistem a uma missa e depois seguem por Ondina conduzindo o santo em seu andor, sobem a Almirante Barroso e retornam pela Cardeal da Silva. Todo sacrifício é recompensado na chegada com muita festa e uma tradicional feijoada regada a cerveja, porque ninguém é de ferro.

O dia dois de dezembro é dedicado ao samba, mas a festa será antecipada para o domingo, 29, com um desfile do Campo Grande até a Praça Municipal, a partir das 14 h. Trios elétricos e até Escola de Samba, estão na programação.

Dia quatro é dedicado a Santa Bárbara, a rainha dos raios, que diante do último apagão deve ser mais lembrada do que em anos anteriores, pelos que estão no poder. A programação começa com uma missa às 7h30 na igreja de Nossa Senhora dos Pretos, no Pelourinho. Depois tem procissão pelo Centro Histórico e distribuição de caruru no Mercado na Baixa dos Sapateiros.

Dia oito, Nossa Senhora da Conceição. A missa solene será às 10h, seguida de procissão e festa de largo.

Dia primeiro de janeiro, Senhor Bom Jesus dos Navegantes, com missa, procissão marítima e festa de largo.

Na segunda quinta-feira de janeiro é a tradicional Lavagem do Bonfim, Em se tratando de ano eleitoral, mais do que nunca, os políticos farão de tudo para aparecer disputando os espaços entre os milhares de fieis que se deslocam de toda a cidade e os milhares de turistas , para percorrem oito quilomentros a pé, da Igreja da Conceição até a Colina do Bonfim.

A Festa religiosa é no domingo quando são celebradas várias missas durante todo o dia.

A segunda-feira gorda da Ribeira, não tem a mesma força, mesmo assim estão tentando reviver essa tradição e sempre tem algum festa por lá.

Dois de fevereiro é a festa de Iemanjá e na seqüência de Itapuã. Pensa que acabou, que nada! nesse período começam os ensaios e as feijoadas pré-carnavalescas, turbinando baianos e turistas para enfrentar uma semana de Carnaval.

Com tantas festas e com o número de turistas de outros estados e do exterior que passar pela cidade é bom lembrar da gripe suina. Todo cuidado é pouco.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.