Memorial não saiu mas Caramuru vai ganhar um espaço

Memorial não saiu mas Caramuru vai ganhar um espaço
A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (BJMJ) realiza nesta quarta-feira (25), às 15h30, a inauguração do Espaço Caramuru, destinado à memória do bairro do Rio Vermelho. Pesquisadores, leitores e o público em geral poderão ter acesso a um acervo rico e extenso que reconstrói a história de um dos mais importantes bairros de Salvador. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro Rio Vermelho, de Caramuru a Jorge Amado, do escritor Ubaldo Marques Porto Filho.

“O Espaço atrairá pesquisadores e leitores interessados na história do bairro do Rio Vermelho e divulgará um dos mais importantes acervos da BJMJ”, destaca Sônia Morelli, diretora da Biblioteca. Localizada no bairro desde 1968, a BJMJ oferece aos seus usuários um acervo composto por periódicos, fotografias, documentos e fitas gravadas por moradores do Rio Vermelho, contando a história do bairro. Além de local de preservação da memória, o Espaço Caramuru servirá também para a realização de atividades culturais na Biblioteca.

A abertura da programação será realizada, às 15h30, com o debate “O Bairro do Rio Vermelho – ontem e hoje”, com a participação do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, o prof.º Ubiratan Castro de Araújo. O público poderá conferir também depoimentos de moradores do bairro que irão compartilhar suas impressões e histórias.(informa Agecom)
Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. SÓ PARA ESCLARECER: A idéia de dnominar o espaço de CARAMURU foi do professor Ubiratã

    ResponderExcluir
  2. Qualquer semelhança com algo , é mera coincidência ! A minha presença, depois de amanhã, está garantida.

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar a direção da Biblioteca pela iniciativa. Teve tanta polêmica com o Memorial Caramuru qua ainda não saiu do gaveta da prefeitura, mas a Biblioteca conseguiu criar um espaço dando o nome de Caramuru,marcando assim os 500 anos do bairro com algo concreto.

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando a oportunidade, a Biblioteca está convidando para a inauguração do espaço Caramuru, novo setor da Biblioteca que abrigará o acervo fotográfico e documental sobre o Bairro do Rio Vermelho e sobre Diogo Álvares Corrêa.
    dia 25/11 - quarta feira
    às 15,30 horas no auditório da própria biblioteca. Vamos prestigiar a iniciativa, que é do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura - Fundação Pedro Calmon.

    ResponderExcluir