Cuidado com a meningite

Vamos tomar cuidados redobrados como verão e os aglomeração, o que acontece principalmente durante o Carnaval. A galera que gosta de sair beijando todo mundo na boca precisa ficar ligada. Especialistas alertam para a proximidade e o contato com muita gente., já que este período é propício para a contaminação da meningite.

A doença pode ser viral ou bacteriana e pode causar a morte do paciente em poucas horas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no ano passado foram registrados na cidade 106 casos da doença com 26 mortes.

 Para que este número seja reduzido, a SMS, através da Vigilância Epidemiológica do Município, irá distribuir panfletos durante o Carnaval, informando à população sobre os sintomas da doença.

O material será distribuído principalmente em hotéis e pousadas da cidade, que neste período do ano recebem um número muito grande turistas. Conforme a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Cristiane Cardoso, as ações vão acontecer para alertar e informar procedimentos em caso da manifestação de algum dos sintomas. "É muito importante que estas ações sejam associadas às inúmeras festas populares que acontecem na cidade e sobretudo o Carnaval, pois reúnem pessoas de todos os lugares do mundo", disse.

Fortalecer o organismo - De acordo com ela, algumas medidas simples são essenciais para que a enfermidade, que pode ser transmitida através de contato com a saliva, como no beijo, não se alastre. O primeiro passo é manter uma alimentação saudável e balanceada, com alimentos bem lavados e optando pelos naturais. "Um organismo bem tratado é fundamental para o combate a meningite que em alguns casos se desenvolvem por alguma fragilidade", explicou.

Acrescentou ainda que durante o período de festas populares muitas pessoas passam longos períodos sem se alimentar, costumam perder noites, o que pode debilitar o organismo. "É importante estar atentos e evitar que isso aconteça, pois consegue diminuir a incidência não apenas da meningite, mas de outras doenças oportunistas". Outra medida destacada pela médica é a higiene pessoal. Pequenos hábitos como lavar as mãos com frequência contribuem para que a doença não se desenvolva. "Assim como lavar copos e talheres". Procurar também manter os ambientes limpos e ventilados.

A forma mais agressiva da doença é a meningocócica (tipo C), podendo causar infecção generalizada, atingindo várias partes do corpo e causando a morte do paciente se não for tratada em tempo, além de poder deixar sequelas permanentes como surdez, amputação dos membros ou danos cerebrais. A transmissão ocorre por via respiratória, através do contato com secreções como a saliva.

Os sintomas da meningite são dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, certo grau de confusão mental, febre alta, mal-estar e rigidez de nuca. Nas crianças são mais freqüentes a febre, irritabilidade, prostração, vômitos, convulsões. Além disso, pode aparecer uma mancha na pele tipo hematoma que, quando pressionada, não desaparece. A atenção e cuidado são essenciais. ( informa a Prefeitura)

 O Blog pergunta: Quando as vacinas serão disponibilizada em quanitade suficiente para imunizar a população? Estão esperando o quê? Distribuir material explicativo, campanhas educativas, tudo isso é valido. Entretanto,  importante mesmo  Ã© disponibilizar as vacinas, ou não? Nos consultórios particulares está custando entre R$90,00 e R$120,00, quem pode paga, e quem não pode, fica como? 





Tópicos:

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Acho isso um problema muito sério e a população realmente deve ficar atenta.

    ResponderExcluir
  2. Um problema sério desse e não vejo nenhuma pressão maior sobre o governo para disponibilizar vacinas.Aliás, o governador tinha pormetido que as vacinas para as crinças de zero a cinco anos chegaria esse mês. Alguém tem noticia se já chegaram?

    ResponderExcluir
  3. Meningite, Dengue, realmente estamos muito bem obrigada.

    ResponderExcluir