Faltam 14 dias para o Presente de Yemanjá!


E até agora não vi nenhuma movimentação da Prefeitura para melhorar o entorno, nem  qualquer aceno de ajuda do órgão de turismo do Estado. É assim que se faz turismo na nossa terra!

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Moro no Rio Vermelho tem mais de 20 anos e nunca vi a festa deixar de acontecer por falta de apoio dos órgãos. Mas sempre perto da festa é essa mesma conversa.

    ResponderExcluir
  2. É verdade todo ano o mesmo dilema...

    Não esqueçamos da sujeira em forma de oferendas.

    ResponderExcluir
  3. É porque os orgãos públicos que deveriam cuidar das festas populares não cumprem com sua obrigação e aí parece que os organizadores das festas estão pedindo favor a eles. Segunda-feira, por exemplo, estive na festa da Ribeira que já foi a maior festa de largo da Bahia e hoje está completamente decadente sem que ninguem faça nada para soerguê-la. É claro que o presente de Yemanjá acontecerá, brilhante com sempre, porque não depende dos "burrocratas" de plantão e sim da fé do povo baiano. Ôdo yá!

    ResponderExcluir
  4. Matheus levantou uma questão muito importante .É preciso ter cuidado com o que se joga no mar. Segundo Branco, presidente da Colônia Z1, as pessoas da Colônia que acompanham os devotos quando depositam as oferendas nos balaios que são levados ao mar, estão orientadas não permitirem vidro e nem embalagens. Os sabonetes são colocados abertos e os perfumes derramados sobre as flores. Mesmo assim ,ainda se joga no mar muitos objetos de plástico como pentes, colares e outros adereços de difícil decomposição, e isso, com certeza ,revolta mais a rainha das águas do que agrada.

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que fala muito sem saber o que está dizendo.

    ResponderExcluir
  6. QUEM POLUI MESMO O MAR?
    De um tempo para cá entrou em discussão esse tema que as as oferendas a Yemanjá poluem o mar. Está certo que devemos fazer tudo para evitar que se joguem coisas estranhas no mar e eu tenho mesmo certeza que Ela não gosta que sujem o locar onde reina. Mas faz-se necessário perguntar: Quem polui mais o mar? Os adoradores de Yemanjá ou as grandes industrias? Ou grandes navios, aí incluidos as dezenas de transatlânticos que aparece por aqui todo verão? Quem causou mesmo a maré vermelha? Quem souber responda.

    ResponderExcluir
  7. Com muita diplomacia e competência (e naturalmente com a ajuda de Yemanjá) Branco vai resolvendo os problemas da festa. Prenuncia-se um grande dia 2 de fevereiro

    ResponderExcluir