Os donos da rua


No último sábado fui à formatura da turma de jornalismo da UFBa, no Teatro Diplomata, em Patamares . Ao estacionar, próximo ao local do evento, um guardador com colete de segurança se aproximou e apresentou um “boleto”, com a informação “Salvador Segurança, estacionamento para evento, pagamento antecipado, R$10,00”. Será que isso é legal? É a Prefeitura que autoriza a privatização do espaço público? Se é, qual o percentual dessa cobrança que vai para os cofres públicos? Que utilização é dada a esse recurso? Se não é a  Prefeitura que autoriza, então como se explica essa prática?
Vamos aguardar uma resposta do Poder Público.
O pior é que o cidadão fica completamente refém dessa exploração, tem que pagar se não quiser corre o risco de ter o veiculo danificado ou o que é pior , sofrer uma agressão física.

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Legal, não é. Mas tem de se compreender os guardadores de carro em Salvador como um sintoma da crise crônica de mobilidade urbana, e da carrodependência.

    Solução? Não vá de carro! Ou, no limite, não tenha um.

    Desde que comprei minha minuscua Dahon Curve (bicicleta tão dobravel que eh feita pra embarcar em onibus e metrô), vendi meu carro.

    faço todos os percursos que quero na Dahon + Bus ou Dahon + Taxi - e diga-se: mais rapido do que eu faria de carro...


    breve breve, chega uma empresa de Car-Sharing em Salvador. Ai sim, possuir automovel vai ficar totalmente obsoleto.

    ResponderExcluir
  2. Sair do Rio Vermelho para Patamares á noite para uma solenidade de bicicleta e ainda debaixo de um toró, é ruim.Tenho certeza que nem você que é jovem e adepto desse meio de locomoção faria isso, imagine eu, que nem sou jovem e sequer sei andar de bicicleta. Tá difícil viu Lucas.

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse rapaz "viajou" legal com essas soluções. Pelo que vejo o automovel esta muiiito longe de ficar obsoleto. E imagine andar de bicicleta a noite , de vestido longo, cabelo penteado indo pra uma formatura, (tive que pesquisar- veja o site) em tempo com uma bicicletinha nada confortável.

    http://dahon.com.br/bicicletas/curved3.htm

    ResponderExcluir
  4. Não aguento mas pagar para estacionar em locais público, é isso dona Carmela mente bronca.

    ResponderExcluir
  5. O que interesa é perceber que aos poucos a sociedade está procurando alternativas para o problema. Se será viável ou não, só o tempo dirá.
    Mas que as idéias são boas, isso sem dúvida.
    Ao menos agora, teremos mais alternativas como as citadas pelo Lucas e a combinação dos serviços de acordo com a necessidade é imprescindível.

    http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/car-sharing-506950.shtml

    http://nossoquintal.org/2008/02/25/car-sharing-um-novo-tipo-de-transporte-publico/

    http://www.bernabauer.com/car-sharing-no-brasil/

    http://www.carsharing.net/

    http://www.zipcar.com/

    http://www.zazcar.com.br/

    http://www.carris.pt/pt/mob-carsharing/

    ResponderExcluir
  6. oiISSO É UMA VERGONHA.
    CADE A POLICIA E A FISCALIZAÇAO PÚBLICA DESSES FOLGADOS QUE SE ACHAM OS DONOS DA RUA?ISSO JA TEM DADO PROBLEMA E VAI PIORAR!EU SOU CURTO E GROSSO COM ESSES VAGABA QUE AINDA TRATAM MAL MULHERES E IDOSOS!VEJA SO A QUE PONTO CHEGAMOS!!! 10,00 E COM TICKET UM ESPAÇO QUE EU PAGO O ANO INTEIRO PELO IPTU!! MEU DEUS!!QUE PAÍS É ESTE??????

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem que toda opiniao é bem vinda, bem como as soluções tb.
    Mas dai a deixar o carro em casa ou ir de bicicleta para evitar o abuso dos guardadores, ao meu ver, é tao absurdo, quanto as taxas que eles cobram.

    ResponderExcluir
  8. Esta prática de cobrar o estacionamento acontece em toda Salvador a qualquer horário do dia ou da noite. Nós que pagamos os impostos em dia somos agredido a todo instante sem a menor cerimônia, somos até ameaçados, intimados, ou dá ou desce. Pasmem, pagamos por um serviço de segurança que não tem garantia nenhuma. Garantia de nada. Onde está a Prefeitura para ordenar este serviço e oferecer a garantia e o seguro devido ao Cidadão Soteropolitano.

    ResponderExcluir
  9. Essa privatização de área pública na cidade está ficando uma coisa séria.

    ResponderExcluir