Roteiro do descaso

O blog é do Rio Vermelha mas não tem como ficar insensível diante do descaso que toma conta de toda a cidade.Hoje à tarde fui ao Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves, e  voltei revoltada com o que estão fazendo com o Centro Histórico.  Não venham com a desculpa esfarrapada de falta de recursos, o que está faltando Ã© vergonha na cara mesmo. De um lado a natureza impecável da bela Baia de Todos os Santos, de outro, o abandono.Vejam a sequência de fotos.


Para não dizer que estou exagerando vejam as  fotos.O Espaço Unibanco e bem ao lado um monte de tralhas, sacos de lixo e até um varal. Do outro lado da rua, a Estátua de Castro Alves com um dos escravos sem uma mão, o mato tomando conta do canteiro, mendigo dormindo na urna onde estão os restos mortais do poeta, as pedras portuguesas soltas e para completar,  em volta do monumento um verdadeiro sanitário público com uma sequência de merda( desculpem a expressão, mas é isso mesmo, merda!).


Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É exatamente tudo que ja tinhamos comentado no topico anterior sobre o Centro da cidade,,,
    só que dessa vez mostrado e registrado, só nao ver quem nao quer.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante e quase impossível de acreditar que isto tudo aconteça no centro histórico! Quanto à falta da mão direita do escravo, já denunciei diversas vezes , inclusive pessoalmente . A Fundação Gregório de Matos conhece o fato há muito tempo. Não é de hoje que a mão sumiu. Segundo é do meu conhecimento, é, pelo menos, a segunda vez que a mão desapareceu. Na primeira , ela foi substituída por uma de fibra (improvisação !) que também desapareceu e ficou por isso mesmo ... É assim que cuidam do patrimônio artístico do povo e da cidade . Por sinal, o monumento a Castro Alves , para quem não sabe , é obra do meu avô materno , que se chamava Pasquale De Chirico e que deixou muitos outros em praças se Salvador.
    Quanto às outras mazelas da praça, lamento muito , mas está tudo de acôrdo com o padrão administrativo do atual gestor da cidade...

    Se, na área histórica, centro da cidade , está assim, imaginem como andam os bairros e a periferia. Não nos cansamos de reclamar, mas acho que estamos clamando em vão...

    Enquanto esse prefeito incompetente e todos os seus auxiliares estiveram no comando da cidade, estaremos indo da atual situação para pior...

    Sinceramente, Salvador não merece !

    ResponderExcluir
  3. cuidado, muito cuidado com o Sujeito Oculto:

    "o que estão (quem?) fazendo com o Centro Histórico"

    dito assim, parece o Governo do Estado que faz (ou deixa de fazer) pelo Centro Histórico. E isso seria mentira.

    o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador foi considerado pela Caixa Economica uma das 10 praticas de investimento social mais relevantes do pais. E a UN-Habitat indicou o Governo da Bahia para premio similar, pelo mesmo motivo, em Dubai em maio desse ano.

    O descaso, mais uma vez, é no tocante a limpeza e serviços urbanos essenciais. Que são da Prefeitura.

    O prefeito João Henrique, por exemplo, vai re-liberar a entrada de carros até o Largo do Pelô, no Rosario dos Pretos. Pra que, mesmo? (especialmente por que, se foi ele dos que insistiu, corretamente, no cerceamento de transito de automoveis numa area que foi construida a 300 anos para pedestre apenas?! - nem cavalos entravam dentro da Cidade Oficial...)

    Cuidado com estas afirmações com Sujeito Oculto, porque punem quem faz ao mesmo tempo que aliviam e escamoteiam os culpados.

    ResponderExcluir
  4. Não tem sujeito oculto nenhum, os sujeitos estão muito claros, Governo do Estado e Prefeitura, afinal,criaram um escritório conjunto para cuidar do Centro Histórico dizendo que seria a solução, então um tem que cobrar a responsabilidade do outro. É muito cômodo dizer: o governo do estado está fazendo a parte dele, a Prefeitura é que não está fazendo a dela. E ai? Quem vai cobrar ? Quanto a esse trabalho que recebeu prêmio deve ser uma coisa bem bonita no papel, porque na prática não estamos vendo nada, basta andar pelo Centro Antigo, do Campo Grande à Praça da Sé para observar a desgraceira, dezenas de adolescentes tomados pelo crak, fora a falta de segurança. Dizem que o Pelourinho é o local mais bem policiado da cidade e o restante do Centro, fica como? Enquanto esses governos não trabalharem de forma articulada , vai continuar sempre esse jogo de empurra e quem perde é a cidade. Conversei com várias pessoas da área, e todas, sem exceção, fizeram relato dramático da situação.

    ResponderExcluir
  5. Jerry ,
    reproduzindo a sua observação :

    "o que estão (quem?) fazendo com o Centro Histórico"

    pode reler o texto do meu comentário para ver que há alusão direta às atividades da prefeitura que tem uma fundação para cuidar do patrimônio cultural e artístico da cidade , monumentos, inclusive ... Como explicar a ausência da mão direita do escravo , que não foi reposta imediatamente ? Veja bem as fotos de Carmela e encontrará muitas mais coisas. Não vi sujeito oculto no meu texto. Ele está bem visível ! Para mim, estamos nos referindo aos gestores municipais. Aliás, não está longe o dia em que houve uma crise na Fundação G.Matos ...

    Quem der uma volta pela cidade , visitando monumentos , fontes , chafarizes , bicas , etc., volta para casa com uma tremenda decepção ... !

    Recomendo uma visita ao monumento ao Visconde de Cayru ( também obra de Pasquale De Chirico ) . Quem for , verá que a portinha da grande foi arrancada e que o espaço interno serve para guardar barracas, caixotes e até de estacionamento para, pelo menos, uma moto , e não é de hoje...Pelo menos, era assim que estava na última vez que estive na cidade baixa.

    ResponderExcluir
  6. O Escritório de Referência do Centro Antigo é uma iniciativa do Governo do Estado. A prefeitura não faz nada, e muito pelo contrário: no que pode, atrapalha, em plena campanha estilo beliscão-eleitoral a lá Geddel Vieira Lima.

    E o Escritório de Referência tem tido resultados sim incrivelmente positivos. Não sou eu apenas quem diz. A UN-Habitat também acha.

    Portanto, há sim sujeito oculto no seu post. Que você agora transformou em sofisma por generalização: "Todo mundo é este sujeito oculto". Se é todo mundo, é ninguém.

    ResponderExcluir
  7. Publicado em 20 de agosto de 2009 no site da Secretaria de Comunicação do Governo.

    Nesta quinta-feira (20), às 17h, o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, se encontra com o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, para uma reunião de trabalho. É o segundo encontro dos dois nos últimos 15 dias, onde eles discutem ações conjuntas do Estado e Município para a região do Centro Histórico.

    O encontro acontece no gabinete do secretário, no Pelourinho, que fica na rua da Ordem 3ª de São Francisco, ao lado do restaurante Maria Mata Mouro. O secretário também levará Edvaldo Brito para conhecer o Escritório de Referência do Centro Antigo que coordena as ações do Governo na região e onde está sendo construído o Plano de Reabilitação do Centro Antigo.


    Bem, volto a insistir. Se tem um trabalho conjunto, se tem uma coordenação "alguém", ai o sujeito é oculto mesmo, porque não sei que é, tem que cobrar, ou não? Outra coisa, Geddel não é essa coca-cola toda não. O melhor antidoto contra esse tipo de praga é o trabalho.Menos reunião e mais ação, esse lema é bom e funciona.

    ResponderExcluir
  8. Me parece que nossooooo amigo Lucas já está em plena campanha política ...
    Negar fatos é no mínimo um absurdo.
    E só para lembrar que a responsabilidade também é, além dos sujeitos já citados, do Governo federal.
    O que vejo é que, com tantos sujeitos e ongs avaliando e aprovando, ainda conseguem produzir e administrar o caos.
    Falando em grandes projetos, quero lembrar a todos que meus pressentimentos negativos sobre os objetivos magalomaniacos de nossos gestores para a copa do mundo estão se realizando, infelizmente, pois o prazo dado está se esgotando, até dia 05 de maio.

    ResponderExcluir