Por Sarnelli
O " morcego " não parou de agir ! Desta vez, a ornamentação das quatro imagens que circundam a coluna que mantém o navegador genovês lá no alto, são torços vermelhos e um pano branco nos pés.
Desnecessário dizer que a vegetação do canteiro é mato puro.
Estou lembrado que prometi dizer alguma coisa sobre aquelas peças e acrescento uma informação sobre a própria estátua de Colombo. Não há resgistros para basear a história mas repasso a que me contaram.
Não se conhece autor ou autora...O detalhe é que o monumento à Colombo teria sido um arranjo que acabou dando certo. Eu, pelo menos, gosto de vê-lo na praça , mas critico a manutenção que, de fato, não é realizada como deve ser feita, nos monumentos da cidade.
A imagem de Colombo "esteve guardada " por algum tempo , bem como as outras peças , que teriam uma história curiosa , segundo apurei com quem a conhece a partir de um certo ponto . Elas têm relação com aquelas que estão no Terreiro de Jesus e no Jardim da Piedade , que teriam sido mandadas, em duas remessas , por efeito de algum engano da fundição , esta também não registrada e portanto desconhecida.
As peças ficaram praticamente esquecidas, até que um dia surgiu um local para elas e, ainda bem , que foi no Rio Vermelho !Foi assim que foi armado aquele monumento . Apenas consta do site da Fundação Gregório de Matos, com as seguintes características:
- Autor: desconhecido
- Altura: 6,15 mts
- Orígem: desconhecida
- Proprietária: Prefeitura de Salvador
- Implantação: em 10.01.1940
- Cristoforo Colombo nasceu em Genova no ano de 1451 e se fez marinheiro com 14 anos. Faleceu em Valladolid em 20.05.1506.
Não é que ficaram bonitinhas com esse turbante vermelho?
ResponderExcluirHoje passei em frente à praça e já estavam com o turbante verde e amarelo. O figurinista que veste as estátuas está antenado com os acontecimentos.
ResponderExcluir