Homenagem ao Dois de Julho

Postado por Sarnelli
Nada mais justo do que festejar a data de 2 de julho , data magna da Bahia que , eternizada na história do estado e do Brasil , atravessou séculos e continuará seguindo, dando-nos o exemplo de valentia e patriotismo.
O 2 de julho é a maior festa cívica comemorada em todo estado , principalmente em Salvador, com a presença do povo nas ruas e desfiles.
Os atos cívicos , acontecem da Lapinha à Praça da Sé, no período da manhã com ampla participação popular quando as imagens dos Caboclo e da Cabocla são conduzidos por autoridades e o povo em geral em uma grande festa. No período da tarde seguem da Praça da Sé até o Campo Grande com o encerramento das solenidades cívicas e início das apresentações de bandas em fanfarras finalizando as festividades.
O percurso é o mesmo feito pelas tropas vitoriosas após expulsar os portugueses do solo baiano. O 2 de julho é sem dúvida a festa cívica com maior participação popular em Salvador.
Os Caboclos ficam no Campo Grande até o dia cinco de julho quando, ao som de batucadas e também com acompanhamento popular são levados de volta para a Lapinha.





Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Resumindo:

    É o bota fora dos portugas perpetuado por gerações.

    ResponderExcluir
  2. Há algo interessante na " independência da Bahia "... As pessoas , lá fora, não entendem , porque têm em mente , apenas a data de 07.09.1822 quando houve o grito de " Independência ou morte " que partiu de D.Pedro ...

    O que não sabem e que precisa ser esclarecido para quem ler as inserções do Blog , é que a independência do Brasil só veio a ser consolidada com o movimento nascido na Bahia que terminou expulsando as últimas tropas portuguesas do nosso território - fato ocorrido no dia 02.07.1823 , quase 10 meses após o grito de Independência ou Morte . Em 02.07.1823, é que a Independência do Brasil foi, realmente, consolidada.
    -------------------------------

    Comentando o assunto com uma amiga do RS , que é professora , ela estranhou a " Independência da Bahia" . Tive que dar-lhe uma explicação e foi aí que a ficha caíu ... me toquei ! Percebi que nós escrevemos e postamos não apenas para os nossos amigos e vizinhos , mas para o país inteiro e até para o mundo !

    ResponderExcluir