Um monumento imponente

Localizado bem no centro da Praça Dois de Julho , está o belo e imponente monumento que tem pouco mais de 25 metros de altura. Encimando a coluna, a figura de um índio representando o povo , tendo aos seus pés uma cobra que está por eliminar com a sua lança . A cobra, representa o opressor português do qual o povo está se livrando definitivamente . Há uma contradição sobre se ele , o monumento , foi esculpido na Itália ou na França mas o seu autor foi o italiano , Comendador Carlo Nicoli , o que me leva a crer que tudo aconteceu na Itália e foi inaugurado em 09.07.1922. É a homenagem do povo, da Bahia, àqueles que derramaram o seu sangue em seguidas batalhas para a expulsão dos portugueses que aqui continuavam , consolidando, assim, a Independência do Brasil, iniciada em S.Paulo em 7 de setembro de 1822 por D.Pedro Iº.
O monumento, pela sua beleza e histórica é o mais importante da Bahia. Na época chegou a ser o maior da América do Sul. Ele tem as seguintes características: o índio , 4,11 mts ; a coluna , 11,46 mts ; o pedestal superior , 3,40 mts; pedestal inferior , 4,03 ; a escadaria 2,00 . O piso, no centro do qual está a obra de arte , é totalmente em mármore branco.
A Independência da Bahia foi um movimento iniciado em 1821 e concluído no dia 2 de julho de 1823.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.