Alerta para risco de novo surto de dengue

Continua a alerta sobre a possibilidade de novo  surto de dengue na capital baiana, mesmo assim cuidados básicos são esquecidos inclusive pela administração. Essa água empoçada na Paciência é um caso crônico, passa ano, entra ano e não se encontra uma solução. Os pequenos serviços na cidade, os que causam os maiores transtornos para a população,  não  tem a menor importância  para a Prefeitura. Faz tempo que a administração deixou de ter equipes de manutenção. Inventaram uma série de nomes como operação isso, operação aquilo, choque aqui, choque lá e continua tudo igual. Só jogada de marketing para enganar os bestas, resultado que é bom, nada.

Os números da Secretaria Estadual de Saúde(Sesab) registram até 31 de julho 40.247 casos de dengue e 26 mortos.. Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que o índice de infestação predial (IIP) subiu de 2,9%, em janeiro, para 4,1%, em julho – 141% a mais –, atingindo cerca de 49 mil imóveis.

Os casos de dengue clássica (mais comum e facilmente tratável) sofreram redução em torno de 65% em relação ao mesmo período de 2009. Os casos de dengue grave – hemorrágica ou com complicações – já chegam a 348. Agora, os especialistas alertam para o alto índice de mortes e para o risco de ocorrer novo surto, sobretudo na capital baiana.

A única maneira de acabar com a dengue é a prevensão. Para isso é preciso a participação da população e do poder público.

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O alerta é válido e cada um de nós é responsável pelo meio-ambiente em que vivemos , mesmo porque o problema é quando e porque qualquer chuvinha proporciona milhares e milhares de pocinhas espalhadas pela cidade que podem se tornar criatórios do mosquito perigoso e indesejado. Como o ele é democrático , não escolhe área específica da cidade, muito menos classe social . Tanto pode ser um da elite como da periferia...É preciso que cada um de nós esteja atento e cumpra com o seu dever em prol da comunidade... Claro que isto empenha os cuidados de cada um de nós, mas, e principalmente, da autoridade responsável que tem que cuidar do maior pedaço na via pública ... Cada um de nós, particularmente tem a obrigação e deve, cuidar dos seus quintais e das suas plantinhas. Não é por falta de informação, porque já estamos instruídos e sabemos muito bem o que fazer. O esforço maior terá que vir das autoridades. Olho em cima e nada de moleza, tá ? Cuidados com as garrafas jogadas a esmos nos quintais, tampinhas de refrigerantes, latas, latinhas, até mesmo tampas de tanques lascadas com um espaço de apenas um milímetro, pneus velhos e seja lá o que for que possa acumular água parada ou acmodar o mosquito! Nem tudo depende das autoridades. Uma boa parte da responsabilidade é nossa. Assuma a sua !

    ResponderExcluir