Caramuru sem patrocinio

Deu na coluna do meu amigo Waldemir Santana( Tribuna da Bahia)

O artista plástico Sante Scaldaferri fica de fora da festa de inauguração do festivo Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, no final do mês. Faltou patrocínio para preparar as esculturas que seriam usadas nos dois monumentos previstos na repaginação estética do local que é um dos mais badalados centro de bares e restaurante populares de Salvador.

Na festa do dia 29, os bares e restaurante vão exibir o novo visual com proteção de lona branca tensionada, semelhante a uma fileira de gazebos brancos. Em frente a eles ficam os espaços vazios dos monumentos. “Mas eu não desisto de fazer as obras de arte. Tenho inclusive o apoio do Conselho de Cultura do Rio Vermelho e do próprio Edvaldo Brito, vice-prefeito de Salvador, para viabilizar o projeto”, disse o artista a Boa Terra.

O que Sante quer fazer são quatro monumentos, e não apenas os dois. Os que já foram divulgados são o que homenageia o náufrago português Diogo Álvares Correa, o “Caramuru”, e outro em homenagem aos índios Tubinambás. Segundo a história, após um naufrágio no litoral da Bahia em 1510, Diogo apareceu desacordado sobre uma pedra perto do atual mercado e despertou assustado com o alarido dos índios, disparando então tiros para cima.

Mas Sante tem prontos os projetos de mais dois monumentos. Um em homenagem aos negros, e outro chamado de “Águas de março”, com referência a Iemanjá, uma representação da orixá símbolo da maior festa popular do bairro, dia 2 de fevereiro. O mais importante seria o de Caramuru, feito em pedra bruta para evitar estragos com o forte salitre do bairro.

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Já que estão querendo fazer um "pacote" de monumentos sugiro incluir um também em homenagem a Pasquale De Chirico que foi o "pai" das estátuas de rua em Salvador e morador do bairro.

    ResponderExcluir
  2. Bem, sou o maior suspeito para opinar sobre o assunto. No entanto, caso o milagre aconteça, não aprovaria a sua colocação na Mariquita e, como neto , sugiro que a homenagem , mesmo modesta, se for feita, seja colocada na pracinha bem em frente à casa em que morou ( e que depois foi de Caymmi ) , na Rua da Sereia.

    Poderia, até, ser apenas um medalhão encrustado numa coluna de granito lavrado. Acho que a cidade lhe deve isto !

    Uma das qualidades que ele tinha, era, exatamente, a humildade. O medalhão seria suficiente !

    ResponderExcluir
  3. Seria o ideal, esses monumentos com certeza dariam um novo charme ao bairro. A Amarv inclusive está se articulando também para viabilzar estátuas de Jorge Amado e Zelia na Praça de Santana. Por falar nisso, em que pé mesmo anda esse projeto Ricardo?

    ResponderExcluir
  4. Com relação ao Mercado do Peixe tem uma coisa que não estou entendendo, pelo que foi anunciado a parceria firmada entre a Prefeitura e a cervejaria seria para bancar todo o projeto, incluindo as estátuas de Caramuru e do índio, não era isso?

    ResponderExcluir
  5. Acertou na mosca, Carmela ! Eu entendi que a parceria abrangia tudo, mas como as coisas não são anunciadas nos mínimos detalhes, quando dão um nó fica até difícil explicar...

    ResponderExcluir
  6. Sarnelli tem toda razão, tudo é falado através de meias verdades, o pasarinho me contou (lembram-se dele) que a cervejaria só iria bancar a recuperação do Mercado, (onde serão vendidos seus produtos) o restante seria por conta da prefeitura cuja tradução é: O RESTANTE NÃO SERÁ FEITO.

    ResponderExcluir
  7. Pino, bom dia. Ainda pode fzer os cartões para mim. Tenho os papéis.

    ResponderExcluir
  8. No comentário acima faltou dizer: A Prefeitura só tem dinheiro para fazer propaganda enganosa.

    ResponderExcluir