Dica do Blog para o feriadão

Palácio Rio Branco-foto Agecom
O Palácio Rio Branco funcionará normalmente no feriado de Finados, na próxima terça-feira, 2 de novembro, uma boa oportunidade para baianos e visitantes conhecerem o centenário palácio e as exposições “Centro Antigo: A História do Brasil Vive Aqui”, “Memorial dos Governadores” e “Gente de Quilombo: força e poesia”.

A visita ao Rio Branco, um dos mais antigos imóveis históricos do Brasil, estará liberada, no dia do feriado, das 10h às 18h, com acesso gratuito. Na exposição Centro Antigo: A História do Brasil Vive Aqui o visitante irá conhecer a história da Bahia por meio de painel explicativo e cronológico sobre o Centro Antigo, desde a fundação da cidade em 1549 até o tempo atual.

Um box especial mostra, em oito telas de LCD, imagens do programa Pelourinho Cultural, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Tocando nas telas, o público poderá conhecer as 14 proposições do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. A exposição fica em cartaz até o dia 19 de novembro.

Memorial dos Governadores
Além da exposição sobre o Centro Antigo de Salvador, o público poderá conferir o novo Memorial dos Governadores da Bahia, onde é mantido um importante acervo com peças, objetos e documentos dos políticos que governaram o Estado. O Memorial foi reformado e teve sua concepção tipográfica alterada.

Na nova configuração, as 17 vitrines foram organizadas por períodos históricos, ao invés de ser divididas por governadores. A divisão está da seguinte forma: República Velha -1889 a 1930; Era Vargas - 1930 a 1945; Intervalo Democrático – 1945 a 1964; Ditadura Militar -1964 a 1985 e o Período de Redemocratização do Brasil (painel
informativo) - 1986 a 2010.

Já a exposição “Gente de Quilombo” mostra o olhar dos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff sobre a vida em comunidades quilombolas distantes dos centros urbanos. As fotografias revelam rostos, lugares, horizontes e gestos transformados em poesia visual, sem perder a força documental e sem deixar de traduzir a história de luta do povo quilombola.

A exposição reúne imagens das comunidades de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), que foram os primeiros quilombos baianos a garantir a titulação da terra. A exposição foi aberta no último dia 27 (quarta feira) e integra a programação do “Encontros de Culturas Populares”.( informa Agecom)

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.