Engenho Velho faz caminhada contra violência e intolerância religiosa.

Nesta segunda-feira, dia 15, data em que se comemora a Proclamação da República, acontece, a partir das 14 horas, a 6ª edição da Caminhada contra a violência, a intolerância religiosa e pela paz organizada pelos terreiros sediados no biarro vizinho do Engenho Velho da Federação. A concentração será no final de linha do bairro onde fica o busto em homenagem a Doné Ruinhó.

A caminhada surgiu quando terreiros das religiões afro-brasileiras sediadas no bairro passaram a sofrer ataques de representantes de igrejas neo pentecostais. Com o tempo a caminhada cresceu e passou a ser uma das manifestações culturais mais conhecidas da localidade.
O Engenho Velho da Federação é considerado um quilombo urbano por conta da forte presença da cultura negra que preserva.O destaque é para a existência de cerca de 30 terreiros em seu território.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.