Depoimento emocionante

Mais um  bonito casarão à venda Mais um bonito casarão do Rio Vermelho está à venda. Esse fica na Paciência, bem em frente à praia e é uma das construções mais antidas do bairro.
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Esse casarão faz parte da minha infância ! Nele morou uma família amiga com os filhos. Garotos e garotas, 5, num total. Três homens e uma moça, ainda hoje, moram no Parque , e a quinta, em S.Paulo . Crescemos juntos . Um deles , foi meu compadre ( por sinal, o mais jovem, que já se foi, vítima do fumo ) e outro , ainda o é...Os dois " rapazes " e uma moça, ainda moram ali ,na rua Ilhéus (Parque) ...
    Aos poucos, as lembranças da nossa infância vão desaparecendo e o Rio Vermelho se transformando . Considerando que todos nós já nascemos com os passaportes visados ,sabemos que
    vão indo os amigos , temos ciência de que chegará a nossa vez. De um em um , alguns já se foram . Bens materiais, que, por décadas, fizeram parte da paisagem e ainda procuram resistir à voracidade do progresso em procura por mais espaços , desapareceram ou desaparecerão. Quem tiver fotos antigas que vá guardando para mostrar aos seus filhos e netos e deixarem para os que vierem a seguir, enquanto elas durarem ou puderem ser reproduzidas.
    Do casarão, tão perto da areia , era um passo até a praia , na época totalmente limpa , para uma pescaria ou um gostoso banho de mar.Havia uma preferência muito grande por uns mergulhos no taboleiro , com maré cheia ! Era só atravessar as linhas dos bondes e descer a rampa para já molhar os pés ! Disse pescaria ? Disse, sim. Haviam peixes, que são uma raridade hoje em dia. Os que não se afastaram da costa, foram dizimados pela pesca a bomba...
    Diziam o meu avô materno e os meus pais : " contra a força, a razão não vale " - Aqui, no caso, é apenas rezar para que o tal do progresso ( a força ) demore para encontrar o que demolir para renovar !
    Eu, ainda criança, morei naquela casinha da esquina, onde se exibem hoje propagandas e em cujo muro de pedra há um trabalho do artista plástico Bel Borba. Uma moto em movimento, com o farol aceso.
    Antes da minha família, a casa abrigou um posto policial do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  2. Nessa casa funcionou no fim do anos 1960 a boate Casarão com seu célebre cozinheiro Messias.

    ResponderExcluir