Prefeito não sabe quando o metrô vai funcionar

O Prefeito João Henrique concedeu entrevista de pagina ao Jornal Tribuna da Bahia que merece ser lida e analisada. Vejam o que ele respondeu sobre a conclusão das obras do metrô e sobre os projetos que pretende  empreender. ( Leia entrevista na integra)


TB- Qual o prazo de finalização da primeira etapa e início da segunda etapa?

JH- Quando se trata de metrô de Salvador, eu me recuso a falar de prazos. Eu acho muito temerário porque, como eu disse, há obstáculos previsíveis e imprevisíveis em tudo que é pioneiro, como é o metrô pra Salvador. Existem obstáculos e desafios que se apresentaram ao longo desses onze anos que ninguém imaginava, a ponto de o assunto virar motivo de deboche e de gozação. Por que os diversos prazos não foram cumpridos? Porque é uma obra nova pra cidade, algo pioneiro onde a nossa cultura local não estava acostumada. Houve um processo de quebra de paradigmas, por diversos momentos eu vi aparecer verdadeiros fantasmas, pelo pioneirismo desse tipo de obra na cidade, pelo pioneirismo. Não está se fazendo a continuidade, mas o início de algo que nunca se conheceu na cidade. Tudo que se apresentou como problema para o metrô ao longo desses anos na cidade, tudo isso me faz convicto de que eu não devo mais falar em prazos sobre metrô em Salvador. O BRT é diferente, é um modal rodoviário, são apenas ônibus maiores climatizados, mais confortáveis, mas dentro de uma cultura existente. O BRT se origina de uma cultura predominante, mas o metrô é um cenário completamente novo que se descortina em nossa visão, por isso que quando se trata de metrô a gente tem mais cautela pra falar em prazos.

TB- Quais projetos que o senhor pretende empreender na administração?

JH- Temos um novo projeto que é a Virada Cultural de Salvador, que vai ser maravilhosa, agora no mês de setembro, na abertura da primavera. Para realização desse evento, já temos o apoio da Universidade Federal da Bahia, que se colocou à disposição para ajudar na concepção do projeto e na participação, através das Escolas de Música, de Dança, de Teatro. Olha aí outro sonho coletivo que nós tínhamos e estamos conseguindo realizar. Nosso objetivo é consolidar esse evento no calendário cultural de Salvador. Nós não entendíamos como uma cidade que respira, cheira e vivencia a cultura como Salvador não tinha um evento desse tipo. Pois bem, serão 48 horas ininterruptas de música, teatro e gastronomia, literatura, tudo que você imaginar na área cultural. Será também especial, pois vai acontecer junto com a reinauguração do Teatro Gregório de Mattos. Outro projeto que tem chamado muito minha atenção e que eu estou apaixonado é o Parque Olímpico ou Centro de Formação Olímpica, onde era a antiga sede de praia do Bahia. Conversamos com o Ministério Público, com o próprio Esporte Clube Bahia, com o Iphan e outros órgãos para que possamos colocar esse projeto em andamento e possamos treinar nossas crianças e jovens a estarem aptos a disputarem a Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016 e trazerem medalhas para a Bahia. Ambos os projetos têm o apoio e a participação da iniciativa privada. A prefeitura está vivendo assim, como o governo do estado e federal, o seu momento de contingenciamento, e por isso precisamos do apoio da iniciativa privada para isso.

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. galera é o fim da picada, ele tava suando com a cara da gente...

    ResponderExcluir
  2. Não pessoal, do Metrô ele não sabe, não é sua ossada. Além do metrô iniciar muito antes dele.

    Mas e a orla igual a de Miami? Não ouvi nenhuma referência.

    Será que ele aprendeu esta oratória na igreja?

    Coincidência ou não a igreja que ele frequentava prosperou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Em meus quase 47 anos de vida, é o pior prefeito que Salvador já teve, aí incluindo todos os biônicos da época da ditadura!

    ResponderExcluir
  4. Preciso de marcar uma reunião com o pessoal do blog do rio vermelho, para tratar assuntos da mobilidade urbana, acessibilidade, meio ambiente. Faço parte da campanha Eu quero VLT em Salvador, que tenta discutir uma melhoria do transporte publico. Vocês tem alguma reunião marcada na biblioteca do rio vermelho e teria interesse em debater esse assunto, ou abrir um forum popular?

    abraços,
    Wagner Pyter

    ResponderExcluir
  5. Olá Wagner,
    Nossas reuniões acontecem sempre no último sábado do mês, às 9h na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. A próxima será no dia 27 de maio, apareça. Esse é um assunto que interessa muito, mas pelo que tenho acompanhado na imprensa parece que o VLT já foi descartado, ao menos é isso que o prefeito anda dizendo.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente , não acredito que um prefeito possa dizer tantas bobagens. Dizer que a construção de um metrô é coisa nova para Salvador , como no trecho abaixo ?
    " há obstáculos previsíveis e imprevisíveis em tudo que é pioneiro, como é o metrô pra Salvador. Existem obstáculos e desafios ..."

    Pode até dizer que não ele quem começou , mas ,me faça o favor, S.JH... o mundo
    está cheio de metrôs e firmas capazes para vencer todos os desafios visíveis e não visíveis...

    Claro que o nosso metrô é motivo de piadas, até lá fora !

    Mais um blá,blá,blá do alcaide...

    Essa fala do prefeito me deixou atônito !

    ResponderExcluir