Monumento em homenagem ao Mestre Bimba coberto pelas folhas das palmeiras

O monumento em homenagem ao Mestre Bimba, que fica em frente ao Mercado Bompreço, na Praça dos Jangadeiros, praticamente no limite entre o Rio Vermelho e Amaralina, está quase coberto pelas folhas das palmeiras que cercam a obra. É preciso que a Prefeitura mande poder as árvores e capinar a praça  para que as pessoas tenham condições de visualizar. Do jeito que está   só é possível enxergar chegado muito perto. A Efígie “Mestre Bimba” é um trabalho da artista Mercedes Kruchewsky, em bronze fundido e concreto com 3,69 de altura e 2,50m de base.




Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O Blog do Rio Vermelho no meu entender presta relevante serviço a nossa comunidade e a sociedade como um todo. O monumento em homenagem ao Mestre Bimba é uma referência cultural das mais importante, pois homenageia o Maior Mestre de Capoeira, aquele que conquistou o mundo com a arte de capoeirar, valorizando a nossa cultura afro-baiana e a educação. Morador do Sítio Caruano no Nordeste de Amaralina e sua relação com o Colégio Manuel Devoto foi bastante significativa ao longo de sua vida em Salvador. Capoeiristas brasileiro e estrangeiros costumam visitar o obelisco e prestar sua homenagem ao grande mestre. Ali jogam capoeira, cantam ladainhas e fazem suas preces ao seu MITO. Portanto, apoio a denuncia do blog, ao tempo que rogo pela limpeza e bons tratos da Prefeitura com os ídolos da nossa cidade imortalizados também em Monumentos.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo do comentário de Hellio Campos, o mestre Xareu.

    ResponderExcluir
  3. Vejam como são as coisas ! Eu , que ando atrás de monumentos e homenagens desse tipo para catalogar e divulgar, " nunca havia visto o monumento " apesar de, contantemente , estar no Bom Preço. Nem imaginava que por trás daquelas palmeiras existisse uma obra de arte. Foi preciso abrir o micro , aqui em Acaraju, para tomar conhecimento do fato. Claro que quando voltar, o que acontecerá neste sábado , irei dar uma olhada, uma fotografada para incluir no Blog dos artistas com as devidas referências. É mesmo necessário insistir para que a prefeitura , através do seu órgão competente ( ou incompetente ) mande expor à luz, um monumento culturalmente tão importante. Assino junto com vocês.

    Além do mais, é mais uma referencia do Rio Vermelho .

    ResponderExcluir
  4. Caro Sarnelli, creio que a maioria dos moradores tanto do Rio Vermelho como Amaralina, desconhecem a existência dessa monumento, em homenagem ao mestre Bimba, que tem o formato de um berimbau e que a Prefeitura com o seu costumeiro desleixo, se encarrega de esconder. Triste Bahia!

    ResponderExcluir
  5. Carmela , estou dando uma passada nas postagens e comentários no nosso querido, eficiente e importante blog. Graças a Deus um dia você teve a idéia luminosa de colocar este blog no ar e provocar certas situações , dando-nos espaço para protestar , apresentar idéias , desvendar mistérios e , principalmente , definir que o bairro é dos moradores.Que não pertence a ninguém. Que pertence à coletividade, que sabe dizer o que quer. Como todos sabem, não estou em Salvador. Estou aqui do lado, em Aracaju e , tão pertinho de casa , vendo tanta coisa , revendo conceitos e tomando ciência do tamanho do nosso drama em Salvador . Como comentantaram Helio e Rac , e como foi aproveitado por JH por ocasião da campanha : com pequenos gestos, pequenas atitudes, se fará um grande governo ( mesmo ? ) ...
    É como sempre disse, no entanto, porque nem as pequenas ações acontecem e isso nos deixa totalmente à deriva. Na próxima reunião do Fórum , pretendo dar uma visão geral do que vejo por aqui. NO entanto, antecipo que , como os locais mais limpos não são os que mais se varrem e sim os que menos se sujam, aqui ninguém joga lixo nas ruas, nem papéis, nem pauzinhos de picolés, muito menos cascas de laranja mexirica... Portanto, quase tudo está ligado à educação e formação do povo que podemos considerar continua totalmente desassistido em todos os setores. Puxa, acho que falei demais...

    ResponderExcluir