Walter Pinheiro assume presidente da ABI

Walter Pinheiro-foto Tribuna da Bahia
O diretor-presidente da Tribuna da Bahia, Antônio Walter Pinheiro, assumiu ontem à noite a presidência da Associação Baiana de Imprensa (ABI), em substituição a Samuel Celestino, que ficou 19 anos à frente da entidade. A solenidade aconteceu na sede da entidade, na Praça da Sé.

Tive oportunidade de trabalhar durante alguns anos na Tribuna  e acompanhei a dedicação e o trabalho tenaz de Walter Pinheiro para manter o jornal circulando, mesmo no período do carlismo quando o jornal foi alvo da “mavadeza”, que comandava a Bahia. Homem de diálogo, educadíssimo no trato com os subordinados, solidário, nunca se exaltava nem mesmo nos momentos mais complicados, mas sempre firme na defesa da liberdade de imprensa e jamais se prestou a demitir jornalistas, por pressões externas.

A ética jornalística e a liberdade de imprensa foram destacadas em diversos momentos durante os discursos do antigo e do atual presidente da ABI. “Existem a boa e a má imprensa, a boa é guardiã dos valores do homem e a má é aquela que se contrapõe à boa, ou seja, que vai contra a liberdade”, disse Celestino.

“Infelizmente, hoje, ainda surgem ameaças à liberdade de imprensa, praticadas, muitas vezes, por aqueles que se valem do poder Judiciário e infestam os tribunais com ações de danos morais e outros recursos judiciais, no intuito de limitar esta liberdade”, acrescentou Pinheiro.

Apesar de ter assumido a presidência ontem, a história de Walter Pinheiro na ABI é antiga. O executivo entrou em 1975 para o Grupo Góes, liderado pelo jornalista e escritor Joaci Góes, fazendo um trabalho de planejamento para as empresas do grupo, que incluía a Tribuna da Bahia, na época dirigida por Jairo Simões. Em 1980, com a saída de Simões para coordenar um mestrado de Economia, Pinheiro foi convidado para dirigir a TB.

Em 1997, uma nova empresa foi constituída para tocar o projeto deste brioso jornal, sob a sua presidência. Um ano depois, entre 1988 a 1998, foi também diretor da TV Aratu. Por indicação de Jairo Simões, em 1986 se viu agregado à Associação Baiana de Imprensa, como diretor financeiro e agora, mais de duas décadas depois, assumiu a presidência da entidade. (Com informação da Tribuna da Bahia)



Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.