A mobilização valeu, mas a luta continua

A mobilização valeu, mas a luta continua
O esgoto já não escorre mais na Praia de Santana 
O ano termina e as avaliações tornam-se inevitáveis. O Blog acredita que durante os 365 dias do ano que se encerra cumpriu com o propósito de contribuir para a discussão dos principais problemas do bairro, abrindo espaço para a manifestação dos moradores que trouxeram ao conhecimento público situações enfrentadas em diversas ruas que serviram de pauta para produção de matérias em emissoras de rádio, televisão e jornais impressos.

A mobilização valeu, mas a luta continua
Quadras recuperadas
Foram muitas as reportagens publicadas em toda a mídia a partir de denúncias postadas nesse Blog.em 2011. Entre essas destacamos a cratera da Paciência ,favelização da Praia de Santana, mobilização dos moradores da Fonte do Boi, abandono da Mariquita, situação dos alunos da Escola Osvaldo Cruz que durante mais de dois anos receberam aulas em condições inadequadas no Salão Paroquial da Igreja de Santana, entre outros. 

A mobilização valeu, mas a luta continua
O aspecto da Praia de Santana melhorou bastante 
Apoiamos a mobilização para a realização da audiência pública para discutir o projeto de realização do Carnaval do bairro, entregue à Câmara à revelia dos moradores e a audiência com representantes da Câmara Municipal para debater os principais problemas do bairro, denunciamos manobras escusas e abrimos o debate de questões que anteriormente eram tratadas por pequenos grupos, sem o amplo conhecimento dos moradores Também não deixamos de divulgar acontecimentos culturais, artísticos sociais, religiosos, programações de teatros, shows musicais e outros eventos que aconteceram por essas bandas .
A mobilização valeu, mas a luta continua
O ponto de lixo da Borges dos Reis foi eliminado


A mobilização valeu, mas a luta continua
Faixa de pedestres em frente à Igreja de Santana
Consideramos que apesar ter muito por se fazer no Rio Vermelho, um bairro com problemas urbanisticos graves como a cratera da Paciência, que a qualquer momento pode provocar uma grande erosão em toda a pista e ainda sem solução, buracos nos passeios, no asfalto, engarrafamentos que travam as principais ruas, falta de ficalização, lixo deixado na rua por bares e restaurantes e muitos outros mostrados nesse Blog, encerramos o ano com algum saldo positivo, resultado da mobilização de moradores, da Amarv, Colônia de Pesca Z , Associação de Moradores da Rua Fonte do Boi. Podemos relacionar como ações positivas os mutirões de limpeza na Praia de Santana , retirada de moradias dos barcos e toneladas de lixo, o fim do esgoto que há décadas escorria na parte dos fundos da Colônia, a recuperação das quadras da Paciência, inicio da recolocação de gradil na ponte do Rio Lucaia, o fim do lixão na esquina da Rua Borges dos Reis, conclusão da obra da Escola Oswaldo Cruz, a nova praça da Fonte do Boi, o que demonstra a importância da mobilização dos moradores e da articulação das associações do bairro. 

A mobilização valeu, mas a luta continua
Apesar da polêmica a praça ficou pronta 
O Blog agradece a confiança e participação de todos em 2011, sem o qual não teríamos chegado ao patamar de 120 mil acessos. Esperamos maior participação ainda no próximo ano. 

Nossos votos de um novo ano de muita paz, alegria e dias melhores para o nosso querido Rio Vermelho. Em 2012 a luta continua.

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O BLOG VEM CUMPRINDO SEU PAPEL de abrir a discussão dos problemas do bairro (que são muitos e que estavam todos escondidos sob os tapetes de entidades fajutas criadas ao longo dos anos) a todos os moradores. Isso tem incomodando aqueles que se julgavam os gurus do bairro e que tudo que dizia respeito ao Rio Vermelho tinha que passar pelo seu crivo. Esse, a meu ver continuará a ser nossa maior batalha: Contra a arrogância e a prepotência de um grupelho que se instalou no bairro, chefiado por um líder nefasto.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao blog, em particular à pessoa de Carmela Talento, pelas divulgações, cobranças, críticas, sugestões, etc... que tivemos como prioridades durante este ano, dos quais algumas resolvidas, outras não.
    Espero que no ano de 2012, à AMARV,Colônia de Pesca Z1, Paróquia de Santana, Associação dos Moradores da Rua Fonte do Boi, Fórum Permanente do Rio Vermelho e os moradores que amam e querem bem para o Rio Vermelho, juntamente com este blog, consigamos concretizar os problemas que por ventura não foram resolvidos neste ano. Já pra começar o ano bem, espero que tenhamos uma das melhores festas de Yemanjá de todos os tempos, durante o ano vindouro que sejam resolvidas as pendências mencionadas acima e para finalizar, a 1º CAMINHADA DA AMARV e fechando o ano com o REVEILLON DA PACIÊNCIA...esses são meus desejos pra 2012, fora muita saúde, paz, amor e $uce$$o para todos.

    Obrigado ao blog do Rio Vermelho e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  3. Considero que o Blog tem dado uma força muito grande para divulgar o bairro e seus problemas, espero que vocês continuem fazendo esse trabalho no próximo ano. Um feliz 2012 para toda essa equipe.

    ResponderExcluir
  4. João e Rita obrigada, vocês também fizeram a diferença no Blog, comentando, enviando sugestões. A ideia é essa mesma, que o Blog seja escrito pelos próprios moradores.Espero que outras pessoas também usem mais esse espaço no próximo ano para somar-mos esforços por um bairro cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  5. É verdade Carmela, esta sem dúvida é a maior ferramenta de mobilização que temos atualmente no Rio Vermelho, posso até afirmar que se não exitisse o Blog, nemhuma das ações que foram executadas aqui no bairro, não aconteceria, sua atuação inconteste e vigilante, nos municiou de subsídios para num esforço coletivo, recorrêssemos aos setores responsáveis, notadamente a Prefeitura com suas Secretarias blindadas para a população.
    Todos os moradores do Rio Vermelho, tem muito a agradecer ao Blog, infelismente a grande maioria não toma conhecimento sobre os problemas que aqui acontece, muitos até desconhece completamente a existência do Blog, do Forum, mas, com absoluta certeza, conhecem todas as entidades fantasmas do bairro.
    Parabéns Carmela, mais Carmelas deveria existir aqui no bairro.

    ResponderExcluir