Lembrete: Terça-feira 17, às 15 hs, terá início a exposição sobre o "Bando Anunciador do Rio Vermelho" na biblioteca Juracy Magalhães Jr.

Por Pino

A exposição marca a passagem dos 40 anos da realização da Festa do Rio Vermelho de 1972 que teve à frente da comissão Gildásio Vieira de Freitas e Giuseppe Talento, e tem como foco principal, não a Festa de Yemanjá por demais conhecida, que se realiza no dia 02 de fevereiro, mas a festa em louvor à Nossa Senhora Santana, padroeira do bairro.
Esses festejos aconteciam no período que antecede ao carnaval, por isso as comemorações católicas e afros se confundiam e complementavam. Eram promovidos pelos pescadores, veranistas e moradores do bairro, fora do calendário oficial da Igreja que comemora o dia de Santana no dia 26 de julho.
Daquela época só restou o Banho de Mar à Fantasia realisado pela comunidade da Vila Matos que este ano desfilará no dia 5 de fevereiro comandado pelo Bloco Lero Lero
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Uma excelente iniciativa para os antigos moradores recordarem e os novos conhecerem essa festa que era uma beleza.

    ResponderExcluir