Para reflexão

Por Francisco Rebelo

Sem querer, a TV Globo evidenciou mais uma vez um problema que se torna cada vez maior nesse Brasil afora: o elevado consumo de bebidas em festas e suas conseqüências sociais. Não me refiro à matéria veiculada no Fantástico, sobre os casos de acidentes com motos, mas o “assédio” (para não tomar por verdadeira a suspeita de estupro) ao vivo e a cores pela “sister” Monique, no programa BBB, enquanto alcoolizada.

Uma simples olhada no entorno de boates, bares e casas de shows em horário avançado revela uma quantidade incrível de jovens de todos os sexos completamente fora de si, propensos às mais variadas formas de violência, desde brigas e assaltos até assédios e “finalizações” dos mais variados tipos, muitas vezes motivas pela impossibilidade de dar limites ao “ficar”. Em especial, preocupa a situação das mulheres, reconhecidamente mais vulneráveis aos efeitos do álcool. Sem controle de seus atos, ficam à mercê das emoções e do caráter daqueles que as acompanham, independente de raça, cor, idade e faixa social.

No caso do BBB, o “show” não deve continuar. Ao contrário, cumpre a Polícia esclarecer a fundo o que aconteceu (até para que não fique um pré-julgamento no ar) e adotar as providências cabíveis, confirmado o “excesso” por parte do “brother?” Daniel. E que o assunto não seja esquecido. Acho, inclusive, que a Globo, formadora de opinião que é, deve ser mais cuidadosa com as “festinhas” (quase sempre patrocinadas por marcas de bebidas) realizadas no programa, que contribuem para tornar plenamente aceita a ideia de que a alegria passa invariavelmente pelo excesso.

Pelo tamanho que esse problema já assumiu em nossa sociedade (a não ser que queiram jogá-lo para baixo do tapete), creio que já é hora de pais, educadores e poder público adotarem posturas mais efetivas, sem hipocrisias, na “desglamourização” do álcool, principalmente entre os adolescentes e adultos jovens.

Com a palavra, os especialistas... e o assunto, para reflexão de pais e mães.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.