Confira lista de serviços disponíveis aos foliões durante o Carnaval


Hospitais

Para a prevenção e assistência à saúde dos foliões, o Governo da Bahia organizou um esquema de plantões extras dos profissionais nos hospitais Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Eládio Lasserre, Menandro de Faria e do Subúrbio, e também nas unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeiras VIII, Plataforma e Pirajá, e na UPA 24hs de Escada.

SAC

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) terá postos no canteiro central da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina (16 a 21), das 16h às 04h, e na Rua Direita da Piedade, bairro do Politeama, atrás do Instituto Feminino da Bahia (17 a 21), das 12h à 0h.

Campanha

A Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval, que este ano tem o tema ‘Salve a Criança’, foi lançada nesta quinta (16), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no CAB. Ações de conscientização e alerta serão desenvolvidas durante a folia nos três circuitos, aeroporto, Rodoviária, Lapa, Cajazeiras, Liberdade e Periperi.

Internet

Conexão do sistema sem fio de internet (Wi-Fi) é a novidade tecnológica no Carnaval do pelourinho. Os equipamentos, instalados em pontos fixos da área, permitirão acesso gratuito sem fio à internet em todo o circuito da folia, por meio de computadores, notebooks e smartphones.

Guias e monitores

O Projeto Guias e Monitores do Carnaval coloca à disposição dos visitantes, nos três circuitos da festa, 550 profissionais qualificados que atendem, inclusive, em mandarim e russo. São 330 monitores, 70 guias, 40 operadores de call center, 70 supervisores e 40 coordenadores. Eles ficarão em 80 postos de informações turísticas, instalados ao lado dos postos policiais. Tem ainda o Disque Bahia Turismo - (71) 3103-3103 e o site do Carnaval.

Vigilância Epidemiológica

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) atuará em regime de plantão, até quarta-feira para identificar situações e fatores de risco, além de garantir ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública. A Divep dará apoio às diretorias regionais de Saúde (Dires). A coordenação ficará no Laboratório Central do Estado (Lacen), na Avenida Waldemar Falcão

Ocorrências médicas

O Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval, realizado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), disponibilizará, em tempo real, o número de atendimentos efetuados nas unidades de saúde envolvidas no atendimento aos foliões. Os dados poderão ser acessados na internet, por qualquer pessoa, no site da Secretaria da Saúde. As informações do Banco de Dados estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (16), às 18h, até a manhã de quarta-feira (22).

Atendimento em caso de intoxicação

O Centro de Informações Antiveneno (Ciave), localizado no térreo do Hospital Geral Roberto Santos. funcionará em regime de plantão ininterrupto, com atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica (chamado ‘príncipe maluco’). O plantão médico toxicológico 24 horas atende pelo número 0800 284 343.

Hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) quer garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento na folia. Por isso, funcionará em regime de plantão, atendendo às solicitações das unidades públicas de saúde, mantendo o horário normal de funcionamento, com exceção da quarta-feira (22), quando a coleta será realizada das 13h às 18h30. A unidade atende pelo telefone 0800 071 0900 e (71) 3116-5600/5664.

DST/Aids
O programa de DST/Aids vai desenvolver uma campanha de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, disponibilizando o teste rápido para detecção do HIV, de sábado a quarta-feira, no Centro de Saúde do Pelourinho e no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina. Durante a folia, equipes móveis percorrerão os circuitos distribuindo material educativo. A base ficará em estandes localizados no canteiro central em frente ao Shopping Barra e no Terreiro de Jesus.

Doação de órgãos

O incentivo à doação de órgãos será feito por meio de balões com mensagens sobre doação de órgãos e tecidos nos três percursos do circuito. As mesmas mensagens serão afixadas em trios elétricos, além de ser distribuído material educativo, informando sobre o processo de doação e transplante de órgãos. No Aeroporto de Salvador, estão instalados 12 painéis.

Cetad

O Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) leva para as ruas, pelo segundo ano consecutivo, o bloco ‘Redução de Danos’, com o slogan ‘No Carnaval da Bahia, abuse... da Alegria!’. A atividade terá um ponto fixo para a troca de latas de cerveja por copos de água mineral como forma de evitar a desidratação e minimizar os efeitos da intoxicação pelo álcool, além de facilitar breves períodos de repouso.

Carnaval sem Fome

A campanha Carnaval sem Fome contará com o apoio da Arena Fonte Nova, que disponibilizou dois pontos de coleta de alimentos. Os mantimentos, não perecíveis, podem ser doados nas portarias da Ladeira da Fonte das Pedras e do Dique do Tororó até terça-feira.

Agerba

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) manterá equipes de fiscalização trabalhando em regime de plantão. Em caso de reclamações, os usuários podem procurar os postos do órgão, localizados nos terminais rodoviários e a Ouvidoria pelos telefones 0800-071-0080.

Fundac

Para acolher os adolescentes encaminhados pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e as delegacias do interior, a unidade de Pronto Atendimento (P.A), da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), funcionará em esquema de plantão. A unidade - responsável pelo primeiro atendimento da Fundação ao adolescente infrator, em parceria com a 2ª Vara do Juizado da Criança e do Adolescente, o Ministério Público e a Defensoria Pública da Bahia, fará plantão de sexta a quarta-feira, na Av. Bonocô.

Ouvidoria

A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia estará no circuito da folia, em parceria com o SAC Móvel, em Ondina e no Politeama. O cidadão poderá registrar reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços públicos estaduais pela internet e no telefone 0800-284-0011, que será direcionado para o Disque Bahia Turismo. Também pode obter informações sobre a festa junto à Ouvidoria Especializada da Polícia Militar da Bahia, que atuará de forma itinerante nos circuitos do Campo Grande e Ondina. No Quartel do Comando Geral da PM (Largo dos Aflitos) haverá um posto fixo da ouvidoria, que funcionará 24 horas.

Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.