Entidades carnavalescas repudiam ação pública contra o Camarote 2012

Entidades carnavalescas emitiram uma nota de repúdio, nesta terça-feira (14), à ação civil pública proposta pela Defensoria Pública da União para embargo do Camarote Salvador instalado na Praça de Ondina e alvo do Movimento Desocupa,que ganhou força nas redes sociais. “Não há razão para que, às vésperas de um evento tão importante para a história e a cultura do país, de maneira oportunista e midiática, se queira tumultuar e comprometer a festa”, diz o comunicado assinado por 23 associações, além de Luiz Lima Queiroz, intitulado como representantes dos moradores de Ondina. As entidades defendem que o empreendimento “se estruturou em área devidamente licitada e remunerada” e “lastimam e repudiam que iniciativas intempestivas e sem fundamento ameacem a festa, a Bahia e os baianos”. Assinam a nota de repúdio o Conselho Municipal do Carnaval, o Fórum de Entidades Negras da Bahia, a Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis – Seção Bahia, a Associação de Blocos de Trio, a Associação de Blocos de Samba, a Federação das Entidades Carnavalescas, a Associação de Produtores de Axé (APA), a Associação dos Afoxés e a Associação Baiana de Camarotes, entre outros. Informações Bahia Notícias. 

Leia mais sobre o caso:

Apoio da OAB-Bahia a pautas do Movimento Desocupa.


Tópicos:

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É muito estranho o tom de defesa, afirmam que o carnaval está ameaçado, o infrator é só um Camarote. É de assustar como tentam deturpar a verdade e resumir a maior festa de rua do mundo a um só Camarote.

    ResponderExcluir
  2. Só que esse camarote ocupou uma PRAÇA,que é do povo.E o povo não é mais otário.CHEGA de ARMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. A maioria dessas entidades faz parte da máfia de empresários que vem assaltando o carnaval baiano nos últimos anos.É como eu já disse aqui, não é só esse camarote que ocupa área pública não, existem muitos outros, e tudo sob a conivência dos poderes públicos. Fora com eles. Desocupem!

    ResponderExcluir
  4. A nota que essas entidades deveriam emitir é sobre o que se transformou o carnaval de Salvador.

    ResponderExcluir
  5. concordo com vcs só quem repudiou a ação são os mesmos que lucram com a festa em si, tem que desocupar TODAS as areas indevidamente ocupadas, mas tb como já falei duvido muito que se consiga agora na vespera da festa impedir este camarote de funcionar; quem sabe isso fique já acertado pra 2013 a não utilização deste e de outros espaços, só issso já seria uma grande vitoria.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Oticica,
    com Valéria e com os demais - O tom do requerimento , até mesmo infantil , de defesa , procurou deturpar o verdadeiro motivo do processo , enquanto que também avalio que a interdição do que já está feito , por falta de tempo e por estar já consolidado , não vai acontecer. Há forças por trás de tudo isso , mas serve para garantir que no próximo ano o absurdo não se repita. Acrescento que transformaram o carnaval de Salvador numa monstruosidade que precisa ser reduzida a um tamanho que seja, pelo menos , razoável, ou até mesmo transportado para outro local ! Para onde ? Isso é assunto dos técnicos da prefeitura. Que arranjem espaço e que deixem a cidade em paz . A festa, do jeito que está , é
    uma mina de ouro para a máfia, como diz o Pino, do pessoal que descobriu o filão e só vê grana, e muita, com a festa - o resto, não importa , que se dane ... !

    Lembrando o saudoso Governador Otávio Mangabeira; Pense num absurdo , que na Bahia já aconteceu e acontece. Se não aconteceu ainda, vai
    acontecer... Pensamento profético !

    ResponderExcluir
  7. E como se não bastasse ainda fecharam à àrea que dá acesso à praia, com tapumes, para instalar alguns vendedores ambulantes, claro vendendo
    o ponto!
    Isto é um abuso de poder.!
    E os foliões pipocas, onde vão assistir o carnaval, no mar
    Solange Talento

    ResponderExcluir
  8. Já falei antes em outros momentos, pra mim o Carnaval deveria ser na Paralela, tem espaço suficiente pra todos, da mesma forma que liberam para invadirem espaço público, acho que para invadir grandes áreas verde não seria o problema, já que no Brasil, tudo pode.
    Por exemplo, do Posto 1 ou mais adiante até o posto 3, numa única via, em um único sentido, sendo a dispersão pela Avenida Dorival Caymmi, excelente, trios e foliões sairiam sentido Itapuã, outros para Lauro de Freitas e a grande maioria para a Estação Mussurunga, ampliada um pouco é claro, só com estrutura provisória, etc...o asfalto iria ser tomado pelos Camarotes, na área central praça de alimentação, módulos da PM, Saúde e toda infra estrutura necessária, isso tudo sentido Aeroporto e interligados, no sentido contrário, só, somente só ônibus, em via de mão dupla, embarcando e desembarcando, acesso para automóveis pequenos só até o limite das Avenidas que dão acesso à Paralela (Orlando Gomes, Pinto de Aguiar, etc) sendo ligado através de um corredor exclusivo para pedestre por trás dos Camarotes, sentido Aeroporto também para terem acesso às passarelas, pronto, não é difícil imaginar esta situação, nesse momento até estou vendo como ficaria essa estrutura toda com espaço pra todos, inclusive os pipocas, e ainda mais, cercava por completo todo o circuito, para ter acesso ao mesmo, poderia se fazer um pente fino para coibir a entrada de armas brancas, preta, prateada rsrsrsr, etc... colocaria os detectores de metais como nos Aeroportos e pronto, seria demorado no primeiro ano, já no segundo em diante, paralelamente com uma campanha forte na mídia televisa, escrita e falada, resolveria o problema, muitos vão achar talvez impossível, só sei que se quiserem fazer eles conseguem, antes não tínhamos essa especulação dos camarotes invadindo área pública, hoje já é outra realidade...da mesma forma poderá ser o Carnaval na Paralela, tem espaço suficiente pra pra isso tudo, é só terem bom senso...tudo no começo é sempre complicado, depois normaliza, cai no gosto.
    Imaginem vcs a quantidade de Camarotes nos dois Circuitos, daria muito bem pra realizar, só sei que se fosse em qualquer cidade da Europa, conseguiriam, já aqui.
    Pra ser o melhor Carnaval do mundo, tem que ter tudo proporcional, melhor segurança, melhor organização, melhor saúde, etc...

    Bom Carnaval pra todos...."colombina eu te amei mais você não quis..."

    ResponderExcluir
  9. Absurdo a invasão da praça pública por esse tal de camarote salvador e tem outros mais invadindo outras áreas, conforme já disseram. Os carnavais fora de época que esses "broquinhos" e "cantores" fazem em outros estado já estão desgastados a tal ponto que hoje só se reduze a uma área fechada, paga, camarote dos lados da via, uma reta e final, acabou!! Pronto, peguem esses e se mandem p/ a reta da Paralela e deixem a aevnida p/ o povo. Abaixo camarote e corda!!

    ResponderExcluir