Pelegrino garante que vai incorporar demandas do Rio Vermelho em seu programa de governo

Pelegrino garante que vai incorporar demandas do Rio Vermelho em seu programa de governo
Pelegrino garante que vai incorporar demandas do Rio Vermelho em seu programa de governo
O candidato do PT à prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrio, disse ontem (24), durante debate com os moradores do Rio Vermelho, que se eleito fará uma administração participativa e descentralizada. Ele também se comprometeu a incorporar em sue programa de governo, propostas do planejamento estratégico elaborado pela Amarv, contendo as principais revindicações do bairro.

O candidato petista foi o primeiro a participar da série de encontros programados pela Amarv, para que os moradores do Rio Vermelho conheçam as propostas dos postulantes à prefeitura de Salvador, e o que mesmos pretendem fazer para melhorar a situação do bairro.O encontro foi realizado no Sitorne Estúdio de Artes Cênicas, dentro do projeto Eleições 2012 - Encontro com Prefeituráveis. Pelegrino, compareceu ao debate acompanhado da vice, Olivia Santana(PC doB) e da vereadora Aladilce(PC do B).

De acordo com a exposição do candidato, se eleito, a primeira coisa a fazer será recuperar a capacidade de investimento do município, para elevar e distribuir melhor a renda da população, e que, em seu governo ,a cidade terá um Planejamento Estratégia a curto, médio e longo prazo. Disse também que pretende elevar em quatro anos o orçamento da saúde que atualmente é de 15%, para 20%. e que vai botar a cidade para funcionar.

Pelegrino assinalou que seu programa de governo dará prioridade as vocações econômicas da cidade, a exemplo do turismo, cultura, criação de calendário de eventos, recuperação das festas populares,entretenimento, serviços e que trabalhará para que Salvador se transforme em polo do Nordeste em termos de saúde pública e privada e polo do Norte e Nordeste em educação.
Pelegrino garante que vai incorporar demandas do Rio Vermelho em seu programa de governo
Questionado sobre as administrações regionais, disse que a ideia é transforma-las em mine-prefeituras, com capacidade de ação para resolver os problemas do dia a dia dos bairros. Garantiu que os gestores serão escolhidos por critério técnicos e que vai instituir os Conselhos Municipais, que terão poderes para, por meio de votação, pedir a substituição dos gestores quando os mesmos não estiverem correspondendo.

O candidato recebeu criticas por não ter apresentado propostas para a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências e idosos. Entretanto, argumentou que em seu programa de governo existem estudos nesse sentido. Nelson também se comprometeu com o orçamento participativo e com a criação de cooperativas de reciclagem em todos os bairros. Disse que prestigiará as Organizações não Governamentais que realizam trabalhos sérios nas comunidades e que buscará parcerias com a inciativa privada.
Pelegrino garante que vai incorporar demandas do Rio Vermelho em seu programa de governo
Com relação ao Rio Vermelho disse que o bairro está inserido nos debates da Copa 2014, inclusive com o estimulo para hospedagens em residência durante o período dos jogos e considerou necessário investir na infra-estrutura, organização do comercio formal e informal. Lembrou que compareceu ao bairro em reunião organizada pelo Forum em Defesa do bairro, na Biblioteca Juracy Magalhães, no inicio do ano quando os moradores demonstraram preocupação com o trafico de drogas e a prostituição no entorno da Colônia de Pesca Z1, fatores que contribuem para o aumento da violência no bairro.

Para ele essas questão são antes de tudo problemas sociais que a prefeitura tem que ajudar a resolver.“O governo federal e o governo estadual têm programas de acolhimento da população de rua. Falta a perna da prefeitura”, disse Pelegrino, ressaltando que programas sociais, inclusive com a parceria das igrejas fazem parte do seu plano de governo. Citou também videomonitoramento das ruas do Rio Vermelho e o aumento do efetivo de guardas municipais para ajudar a na segurança do bairro.

Sobre o trânsito, outro problema citado, Pelegrino apontou como possíveis soluções a implantação de sinaleiras sincronizadas e a construção de duas passagens subterrâneas na área do Lucaia. Houve ainda queixas contra a poluição sonora e a ineficiência do Sistema Integrado de Atendimento Regional (Siga), as antigas ARs. O candidato reiterou que o Siga deve funcionar como uma subprefeitura, ouvindo e buscando atender as demandas dos moradores, e não como escritório político de vereadores e anunciou a disposição de instituir os Conselhos Municipais que entre as atribuições terão a competência de acompanhar as ações do Siga.

O candidato recebeu o Planejamento Estratégico entregue por Loly, presidente da Amarv e se comprometeu a analisar o documento e incorporar no seu programa de governo, o que for possível ser feito.
Tópicos:

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Consideramos de relevante importância essa iniciativa da AMARV de convidar os candidatos para o debate com as lideranças e a comunidade do Rio Vermelho. De igual maneira, o debate com o candidato Nelson Pelegrino, demonstrou que o mesmo fez o dever de casa, condição necessária para qualquer um que pleteie o posto de Prefeito de Salvador. Mostrou estar prepararado para o desqafio de tentar resolver os grandes problemas estruturais que a cidade se encontra, e inclusive dividir com a população o compromisso de reconstruir Salvador, que ora encontra-se na situação de "terra arrazada", (extratégia usada por políticos inescrupulosos em fim de mandato). Entendemos que está de parabéns, o candidato, por ter feito uma leitura muito exclarecedora dos problemas do município, a AMARV, pela nível de organização do evento, e a comunidade do Rio Vermelho, por ter realizado um debate de altíssimo nivel, demonstrando consiência política e respeito pelos prefeituráveis que porconseguinte estarão demonstrando seus respectivos programas de governo para a cidade e para o bairro.

    ResponderExcluir
  2. O candidato fez uma exposição de como pretende resolver os problemas da cidade, mostrando estar preparado para o cargo, mas na hora do debater os presentes mostraram que estão mais interessados em resolver os problemas do dia a dia: Funcionamento das ARs, coleta eficiente do lixo inclusive com reciclagem, acessibilidade, ordenamento do comércio do bairro (legal e ilegal), policiamento, etc. Para isso não são necessários grandes recursos e sim vontade de trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Iniciativa importante essa de convidar os candidatos para dialogar com os moradores sobre seus projetos.Gostei da exposição de Pelegrino pelo fato de não ter apresentado nenhum projeto mirabolante, a exemplo de transformar a orla de Salvador igual a de Maimi, achei o candidato com os pés no chão agora é preciso ouvir o que os outros têm a dizer. Uma pena que muitos moradores ainda não entenderam a importância de participar dessas reuniões. Somente ouvindo é que após as eleições teremos condições de cobrar e avaliar entre o que foi dito e o que será feito.

    ResponderExcluir