Escola Hercília Moreira recebe o Proerd desenvolvido pela 12ª CIPM

A 12ª CIPM começou a desenvolver nesse mês de setembro, na Escola Municipal Hercília Moreira, que funciona no Morro do Conselho, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino médio. O curso é destinado a alunos da quarta série ( antigo quinto ano) e oitava série.

Escola Hercília Moreira recebe o Proerd desenvolvido pela 12ª CIPM
O projeto foi retomando após três anos de paralisação.  De acordo com o Major André(foto), comandante da Companhia, os policiais são capacitados para atuar em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.

A soldado Mônica Prado, que é pedagoga coordena o projeto na !2ª CIPM,  desenvolvido juntamente com o Capitão Júlio. Na Hercília o programa atinge 102 alunos que recebem orientações em salas de aula um vez por semana , às segundas a turma da manhã e as quartas os alunos do turno vespertino.. Segundo o comandante o resultado desse trabalho tem se revelado bastante exitoso. “Durante o curso , os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania”, assinalou.

De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.

O que é o  Proerd

Escola Hercília Moreira recebe o Proerd desenvolvido pela 12ª CIPM
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns pela iniciativa, prevenção da violência não se resume apenas à repressão é preciso educar.

    ResponderExcluir
  2. A Polícia Militar, em sua função preventiva, agora consegue atingir o problema da violência em sua raíz. A perspectiva é de um futuro bem mais promissor para estas crianças. Parabéns!!!

    ResponderExcluir