Moradora manifesta preocupações com o bairro

Moradora manifesta preocupações com o bairro
Para o Blog é motivo de grande satisfação quando um morador ou moradora toma a iniciativa de nos escrever, compartilhando as angustias e preocupações com o nosso bairro. Isso nos dá a certeza de que não estamos sozinhos, outras pessoas compartilham com essa obstinação de ver um Rio Vermelho cada vez melhor . Abaixo o e-mail que recebemos de uma moradora com reflexões sobre temas recorrentes em nossas pastagens. 

"Olá! Sou moradora do bairro há 6 anos, e este é o meu 1º acesso (fico até sem graça de dizer isso, mas realmente eu não sabia da existência do blog). Ainda estou me situando, lendo algumas postagens, e estou adorando essa iniciativa...o q adianta a gente viver reclamando das coisas, sem tomar uma atitude, não é mesmo? Unir as insatisfações de todos e procurar resolvê-las através de denúncias no blog é realmente uma das melhores formas de exercer a nossa cidadania!

Acho q o problema mais grave do nosso bairro é a questão do lixo...já vi q o blog trata bastante desse assunto, como a questão da colocação do lixo na rua em dias e horários errados, os catadores que abrem os sacos e espalham lixo pela rua...acho q deveríamos ter um local adequado para depositar o lixo, mas não sei como seria isso, já que as ruas são estreitas e não seria certo ocupar as calçadas com aqueles baldes de lixo gigantes (tipo aqueles de condomínio). Fora q ninguém gostaria q sua casa ou prédio fosse “ponto” de recolhimento de lixo...enfim, sei q é complicado lidar com interesses de todo um bairro, mas precisamos pensar em soluções.

Outra coisa q tem me preocupado é a questão do recolhimento das fezes de cachorro. Eu tenho um cachorro, e todas as noites saímos pra dar uma voltinha, pra ele gastar energia e fazer as necessidades fisiológicas. Claro q ando sempre munida de saquinhos plásticos para recolher o cocô, afinal o cachorro é meu, é minha obrigação limpar o q ele faz. Mas onde jogar esse saquinho de cocô? Você pode até achar q é besteira isso, mas é importante sim, é uma questão de saúde pública! Comprei saquinho biodegradáveis, para q possa decompor junto com as fezes e prejudicar menos o meio ambiente...em outras cidades existem lixos próprios pra isso, principalmente em parques para animais. Algumas vezes já deixei o saquinho (fechado, claro) junto ao lixo a ser recolhido na rua, mas não sei se essa é a melhor opção... não posso colocar no lixo de dentro do apartamento, pq o fedor fica insuportável!! Pensei em reaproveitar umas caixas pequenas de papelão para colocar em alguns pontos estratégicos, onde já vi pessoas caminhando com cães, com um aviso ilustrativo de que ali deveriam ser depositados os cocos...mas do jeito q o pessoal é mal educado, acho q iam colocar outro tipo de lixo ali, ou roubar a caixa, ou destruí-la, enfim...queria saber a opinião de vocês.

Outras questões sobre o bairro q me incomodam MUITO:

- Lojas/bares/restaurantes/CLÍNICAS em ruas predominantemente residenciais, causando: confusão no trânsito, estacionamento de carros nas calçadas e nas portas das garagens, entre outras. Fico me perguntando como os donos desses estabelecimentos conseguiram alvará para funcionar em certas ruas...na verdade nem precisa pensar muito, né? 

- A questão do lixo, já mencionada acima...

- A sinalização confusa em algumas ruas, gerando transtornos diariamente.

- Moradores q possuem animais e permitem q eles saiam de suas casas sozinhos. Sim, isso acontece de verdade!! Na rua Itabuna tem uma casa que os moradores abrem o portão pros cachorros saírem (EU já vi isso acontecer). São 2 cachorros, eles ficam perambulando por horas e depois voltam pra casa. Esses cachorros devem fazer cocô pelas ruas e os donos não estão junto para recolher...fora que um desses cachorros já tentou atacar o meu, q estava na guia junto a mim. É até engraçado dizer isso, mas já me deparei com esse cachorro saindo de outra casa na rua Feira de Santana, que também possui cachorros, mas nunca os vi, só ouço os latidos...provavelmente achou uma maneira de entrar na casa pra provocar os outros cachorros...vai saber... Resumindo: eu amo meu cachorro, mas faço o possível para q ele nunca incomode ninguém, e acho q isso é o mínimo q posso fazer pra conviver em paz com todos. Recolher as fezes, and ar com ele preso na guia, para q não se aproxime de ninguém sem o consentimento da pessoa, são cuidados primários que devo observar para respeitar outros cidadãos...gostaria muito que outros donos pensassem de forma semelhante, isso seria benéfico pros cachorros, pras pessoas, pro meio ambiente e pra nossa saúde!

Bom, acho q exagerei no tamanho do “desabafo”, mas espero que leiam tudo. Agradeço a atenção e saibam q podem contar comigo pra ajudar a divulgar o blog e/ou quaisquer iniciativas que estejam ao meu alcance para tornar nosso bairro cada vez melhor.

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Obrigada por seu contato, realmente as questões que vc levanta são todas pertinentes. As pessoas se queixam muita da inoperância do poder público, mas se cada um procurasse contribuir com atitudes mais civilizadas a exemplo dessa que vc toma ao recolher as fazes do seu cachorro,ou mesmo colocando o lixo em via publica nos horários adequados, não jogando entulho e resto de construção nos passeios, respeitando a sinalização, preservando as calçadas, certamente teríamos um bairro melhor.

    ResponderExcluir
  2. Pelas coordenadas que a senhora deu, é minha vizinha ! Temos lutado, e continuaremos, batendo nessa tecla , mas ocorre que um doso maiores problemas é a falta de educação de muitas pessoas que acham que, nas ruas,podem tudo. Seria muito bom que outros moradores, se manifestassem , como a senhora o fez. O fato é que vimos lutando contra tantas coisas que incomodam o Parque Cuz Aguiar, incluindo o estacionamento de veículos , principalmente sobre os passeios... Não se pode atribuir a culpa de tudo à prefeitura porque a população não colabora. Quanto a transformação do Parque Cruz Aguiar, principalmente da parte baixa, a culpa é sim, da prefeitura , que transformou um bairro residencial em comercial, liberando alvarás , através dos anos, para empresas sem as mínimas condições. Por exemplo, para empresas que trazem muita gente de fora, toda ela motorizada e não têm uma só vaga própria para o estacionamento dos veículos, que ficam nas ruas e, pior, sobre os passeios... Nisso, estão incluídas, principalmente, escolas, clínicas, restaurantes, bares , choparias , escritorios, etc.
    No momento, considerando que estamos vivendo numa cidade sem governo, só nos resta esperar a virada do ano...e a nova administração para consertar tudo o que foi relaxado...

    ResponderExcluir
  3. pelas coordenadas que deu, sei, de vista, quem é a senhora. Tomo conta dos dois cachorros que a senhora se referiu . Recolhi eles da rua e como já estão com certa idade, não se acostumaram muito a ficar dentro de casa. São mansos e os moradores gostam deles. Continuaram soltos. Os incomodados que se mudem. passeie com seu cão por outros lugares mais agradáveis para ele e para a senhora.

    ResponderExcluir
  4. Acesso o Blog praticamente todos os dias, mas essa é a primeira vez que me manifesto, não dá para ficar em silêncio diante desse comentário postado acima, infelizmente muita gente pensa assim, criam problemas que afetam outras pessoas,mas em lugar de procurar sanar, a resposta é essa; os incomodados que se mudem. Isso é bem o pensamento recorrente hoje em nossa sociedade, mas precisamos mudar isso e aprender a conviver em coletividade. Se cada um fizer a sua parte, certamente viveremos em uma sociedade bem melhor. E parabéns ao Blog do Rio Vermelho por disponibilizar esse espaço de discussão de questões constantes em nosso bairro,se não dá para resolver ao menos trás o problema à tona. UM bom dia e um excelente domingo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora Rosario, meu comentário foi também um desabafo, como diz a queixosa. Meus cachorros são bem cuidados, vacinados, tomam banho, vão ao veterinário e fora eles andarei na rua, não incomodam ninguém.
      A senhora que se queixou deles usou uma desculpa sobre coletividade e civilidade só para manifestar o desagrado dela com os cães.O animal dela também incomoda pois é enorme, brado e ela não o controla, mesmo usando uma coleira.Esse blog não foi criado para esse tipo de queixa.

      Excluir
  5. ESSA MARIA DEVERIA SE MUDAR PARA UM BAIRRO ONDE A POPULAÇÃO ANALFABETA E IGNORANTE FOSSE MAIORIA,ELA ESTARIA NO LUGAR CERTO.
    NOSSO BAIRRO PRECISA DE PLACAS EDUCATIVAS E DE FISCALIZAÇÃO DURA PARA QUE PESSOAS COMO MARIA ,FOSSEM PUNIDAS COM MULTAS E PRESENÇA OBRIGATÓRIA EM PALESTRAS SOBRE O TEMA.
    UMA VERGONHA TER ESSA MULHER NO MEU BAIRRO.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o problema, muita maria no bairro, e que não caracteriza só o sexo feminino, vergonhoso. Resultado de uma população deseducada e sem punições rigorosas

    ResponderExcluir
  7. Falta de carrocinha, se aqui existisse a senhora Maria não seria tão arrogante em seu comentário. Em países que as coisas funcionam ela estaria aqui chorando porque seus pets seriam executados em decorrência de sua ignorância e falta de responsabilidade. Aprendi uma coisa em minha vida, se não tem nada de bom para externar, cale-se. Mas infelizmente, como já disseram, ela não é única.

    ResponderExcluir
  8. Charles

    O pior de tudo isso é que o errado acha que está certo.

    ResponderExcluir