Aniversário de morte de Pasquale De Chirico

Aniversário de morte de Pasquale De Chirico
Por Sarnelli

Em 31.03.1943 faleceu em Salvador o escultor italiano PASQUALE DE CHIRICO, a exatos 60 anos, autor de inúmeras obras clássicas espalhadas pela cidade, como o monumento a Castro Alves, um dos cartões postais mais conhecidos de Salvador no mundo inteiro, o Christo da Barra, o monumento ao Visconde de Cayru em frente ao famoso Mercado Modelo, o busto de D.Pedro, Fernando Sardinha o primeiro Bispo do Brasil, e muitos outros que são vistos diariamente pela população sem que saiba quem cada imagem representa e o que fez para merecer a honraria , quem foi o autor de todas aquelas obras. 

Uma obra muito conhecida é o relógio de São Pedro em pleno centro da cidade. O relógio, é claro, foi importado da França, mas a obra , a coluna e a base de granito rosa, é do De Chirico. Bem, não posso deixar de consignar aqui que o baixinho que viveu em Salvador durante 40 anos e que foi também professor da Escola de Belas Artes da Bahia, hoje incorporada à Universidade Federal da Bahia, era meu avô materno.

A foto que ilustra este pequeno comentário é um trabalho muito apreciado, do artista. Existem apenas duas cópias do busto, uma delas bem na entrada principal da atual Escola de Belas Artes da Bahia, em Salvador, e outra no Museu de Artes da Bahia situado na Avenida Sete de Setembro, à altura da Vitória. O trabalho tem nome: "Remorso" e representa um indivíduo em situação de sofrimento. Deve ter aprontado alguma, para sofrer com uma crise de remorsos... ampliem e vejas os detalhes.

Comentário do Blog - Sarnelli, desculpe a intromissão em seu texto, mas vc esqueceu de dizer que De Chirico  foi morador do Rio Vermelho. Tudo o que já foi publicado no Blog sobre Pasquale de Chirico.

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não, Carmela. Não esqueci. Fiquei em duvida se colocava ou não e acabei por não colocar . Na verdade, ele foi pioneiro aqui no Rio Vermelho, considerado o bairro dos artistas ; Um dos primeiro, senão o primeiro, a vir usufruir da tranquilidade e da beleza das nossas praias e aqui se fixar até quando nos abandonou !... Eu tinha cerca de 12 anos. Obrigado pela postagem e pela lembrança..

    ResponderExcluir
  2. Há um pequeno erro de digitação no texto acima. Onde se lê:...Um dos primeiro , leia-se : um dos primeiros...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Pasquale de Chírico, este grande artista, que está até agora esperando o reconhecimento da cidade ao seu trabalho.

    ResponderExcluir