Ygas Eloy retrata o Rio Vermelho dos Artistas e das Artes em exposição dia 7 no Palacete das Artes


Rio Vermelho, dos artistas e das artes” é o nome da exposição que o artista plástico Ygas Eloy abre ao público na terça-feira, dia 07 de maio, no Palacete das Artes. Entre as pinturas apresentadas pelo artista estão: Zélia e Jorge Amado, Dorival Caymmi, Caetano, Dinha do Acarajé, a Índia Paraguassú e o painel “A Boemia” uma homenagem aos boêmios do Rio Vermelho...Essa mostra realizada pelo Palacete das Artes, IPAC e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia é franqueada ao público e fica aberta até o dia 30 de junho na Galeria Mansarda, no Palacete. 

A estética dinâmica de um artista: Ygas Eloy

O nome Ygas Eloy circula há muitos anos entre as diversas manifestações das artes visuais na Bahia. Sua estética se traduz na dinâmica criativa que o movimenta no universo da arte. Seu trabalho como artista plástico pousa em linguagens do cubismo-figurativo, no abstrato, e sua técnica usual é o acrílico sobre tela. 

Nascido e criado no bairro do Rio Vermelho, Ygas Eloy se acha um " felizardo" por sempre ter vivido nessa contínua fonte de inspiração que é seu bairro, quase um elemento sagrado para ele. Ele acumula uma vasta experiência em atividades artísticas, além de representativo pintor, é restaurador e cenógrafo. Participou da XVIII Bienal Internacional de São Paulo, em 1979, numa performance plástica sobre o beato Antonio Conselheiro. Em 1992, levou suas pinturas para a ECO92, no Rio de Janeiro, traduzindo nas pinturas suas preocupações ambientais. 

Sobre seu trabalho plástico, Ygas Eloy define : “A minha pintura é como renascer para mim; a cada pincelada é uma nova vida, ou melhor, uma nova forma de ver o mundo, ver as coisas, e assim, eu faço coisas e significados renascerem”. Seguindo esta linha de inquietação Ygas montou seu trabalho para homenagear o bairro do Rio Vermelho, dos seus artistas e das usas artes, contando com a parceria da amiga, Norma Maria de Souza, produtora, radialista, também criada no Rio Vermelho. (informe assessoria)
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.