Exposição de pinturas sobre o bairro do Rio Vermelho de Ygas Eloy, agora no IGHB

Exposição de pinturas sobre o bairro do Rio Vermelho Ygas Eloy, agora no IGHBO Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Secretaria de Cultura, recebe a exposição Rio Vermelho, dos Artistas, das Artes e de Yemanjá, do artista plástico Ygas Eloy, a partir desta terça (12 de novembro), às 14h. Com a proposta de valorizar a história e o patrimônio cultural do Rio Vermelho, a mostra conta com pinturas acrílicas que retratam, através de suas obras, o cotidiano do bairro. Entre as pinturas apresentadas estão os retratos de Zélia e Jorge Amado, Dorival Caimmy, Caetano Veloso, Dinha do Acarajé, a Índia Paraguassu, Yemanjá, além do painel “A Boemia”, uma homenagem aos boêmios do Rio Vermelho.

Sobre o artista: Nascido e criado no bairro do Rio Vermelho, Ygas Eloy considera-se um “felizardo” por sempre ter vivido nessa contínua fonte de inspiração, quase um elemento sagrado para ele. Além de representativo pintor, é restaurador e cenógrafo. Uma das marcas mais significativas do artista foi o trabalho de decoração de diversos carnavais de Salvador. Como artista plástico, seu trabalho pousa em linguagens do cubismo-figurativo, no abstrato, e sua técnica usual é o acrílico sobre tela. Em 2009 coordenou a montagem da Exposição Augusto Rodin – Homem Gênio, no Palacete das Artes, além de ter sido responsável por outras mostras no museu. Recentemente assinou a cenografia do espetáculo Othello, que estreou na Sala do Coro do TCA.

Sobre seu trabalho plástico, Ygas Eloy define: “A minha pintura é como renascer para mim; a cada pincelada é uma nova vida, ou melhor, uma nova forma de ver o mundo, ver as coisas e assim eu faço coisas e significados renascerem”. Seguindo esta linha de inquietação, Ygas montou seu trabalho para homenagear o bairro do Rio Vermelho, dos seus artistas e das suas artes, contando com a parceria da amiga, Norma Maria de Souza, produtora, radialista, também criada no Rio Vermelho.

Serviço:

O que: exposição do artista plástico Ygas Eloy: “Rio Vermelho dos Artistas, das Artes e de Yemanjá”
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
Abertura: 12 de novembro, às 14h,
Permanência: 13 de novembro a 15 de dezembro, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30,
Gratuito
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.