Para andar de bike é preciso respeitar as leis

Para andar de bike é preciso respeitar as leis Para andar de bike é preciso respeitar as leis Para andar de bike é preciso respeitar as leis O Salvador vai de bike colocou nas ruas um número bastante significativo de bicicletas e a cada dia observamos uma quantidade maior de pessoas que aderem a essa forma de locomoção, o que é muito saudável, o problema é que a cidade não se preparou para isso. Não foram criadas ciclovias e o que se vê são pessoas andando com as bikes sobre os passeios e em todos os sentidos. Com isso, mais uma vez, os pedestres que já não tem por onde andar, precisam redobrar ainda mais a atenção no que resta de passeios, para não serem atropeladas. É isso que dá fazer as coisas sem planejamento.

Para andar de bike é preciso conhecer as leis do trânsito.

Calçada é para pedestres, bicicleta só circula nela em casos excepcionais:

PASSEIO – parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

Quer passar pela calçada ou atravessar com a bike na faixa? tem que desmontar:

Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (…)

§ 1º O ciclista desmontado empurrado a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

De acordo com o Código de Trânsito, lugar de bicicleta é na rua, no sentido dos carros e nas faixas laterais da via (inclusive na esquerda, embora geralmente seja bastante perigoso). E com preferência de uso da via. (confira na integra o que Diz o Código sobre a circulação de bicicletas)

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Agora nós que utilizamos os passeios para andar e fazer nossas caminhadas,além dos veículos, cocô, comércio irregular, passeios quebrados e sem acessibilidade, teremos que estar atentos a mais esse perigo. A prefeitura só se preocupou no efeito que as bicicletas teriam na mídia e não ao fato que a cidade não tem ciclovias e sobrou de novo para a parte mais fraca da população, os pedestres.

    ResponderExcluir