Processo de erosão cada dia mais acentuado no Morro da Paciência

Processo de erosão cada dia mais acentuado no Morro da Paciência
Processo de erosão cada dia mais acentuado no Morro da PaciênciaProcesso de erosão cada dia mais acentuado no Morro da Paciência

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Morei há muitos anos no Rio Vermelho e estou impressionado com esse processo de erosão, vejo que o deslisamento já chega próximo ao casarão.

    ResponderExcluir
  2. Já eu não estou avaliando que o processo de erosão tenha sido muito rápido. Era criança quando brincava nessa praia ( morei na Bartolomeu de Gusmão também ) e julgo que o morro tem se mantido relativamente estável devido ao tipo de terreno que é resistente e argiloso. Certo que, com o tempo , a tendência, é que imperceptivelmente, a erosão continuará ...mas o morro é sólido. Uma opinião definitiva, só mesmo um profissional mas eu não me preocupo com ele. Vai continuar assim por muitos e muitos aos...Ainda tem mais a ser considerado :: aquele paredão recebe as chuvas de frente...É uma verdadeira lavada !

    ResponderExcluir
  3. Mas, não é só a erosão que causa preocupação!

    Eu, por exemplo, me preocupo também com o lento esbulho dessa bela área pública. Ou seja, INVASÃO e FAVELIZAÇÃO da área.

    Aliás, o blog já deixou registrada essa preocupação postando fotos das construções clandestinas neste local .

    A SUCOM não tem estrutura adequada para fiscalizar toda a cidade como deveria e o resultado é um puxadinho daqui outro dali e a coisa vai avançando lentamente igual ou pior que a erosão.

    A acessibilidade a esta praia é simplesmente horrível e o esgoto corre a céu aberto. Existia (não sei se ainda existe) uma ponte de madeira caindo aos pedaços, além da balaustrada rachada e precisando de manutenção.

    As fotos são belas imagens. Parabéns. Entretanto, seria necessária uma filmagem aérea com imagens de fora para dentro. Neste sentido, vasculhando o Youtube, encontrei um vídeo que mostra bem o morro da paciência com imagens feitas do mar para a praia.

    Até os 0,13” do vídeo (antigo) dá para notar que existe uma muralha da China cercando toda a área pública. Aqui questiono: Será que os moradores tem autorização para isso? Acredito que trata-se da chamada invasão branca.

    Dos 0, 13” aos 0,18” do vídeo não resta a menor dúvida que realmente trata-se de uma invasão mesmo e bem pior que a erosão. Vejam as imagens aéreas:

    https://www.youtube.com/watch?v=FyfdZ_f9hVI

    ResponderExcluir