Geografia dos Psicoativos no Bairro da Barra

Geografia dos Psicoativos no Bairro da Barra
Obra de recuperação na Barra 
Por José Serrão

Devido às obras, da orla da Barra, um grande contingente de meliantes deslocou suas atividades para as ruas vicinais a exemplo da Afonso Celso que outrora já mais bem frequentada.

Agora, meliantes reúnem-se nas esquinas da Afonso Celso para "guardarem carros", mas é apenas uma camuflagem, haja vista ser o principal objetivo o estabelecimento e guarda dos pontos de comercialização de psicoativos antes e durante o carnaval. Para observar este tipo de estratagema basta dar um passeio para vê-los consumindo e comercializando psicoativo, sob os olhares complacentes de quem deveria reprimi-los, pois a comercialização, porte e consumo de qualquer quantidade de psicoativos, em locais públicos, ainda é ilegal e punível com a prisão.

Os meliantes apontam e ameaçam com estiletes e armas brancas para os transeuntes, quando não assaltam de forma muito tranquila, fogem ou misturam-se as pessoas da praia ou fogem em direção `a Barra Avenida.

Entretanto, a geografia dos psicoativos é mais ampla, cabendo aos órgãos competentes mapear e monitorar estes meliantes, enquanto as famílias pedem que cada um cumpra o seu dever conferido pelas leis vigentes no país e ainda não derrogadas.

A Rua Marques de Leão, paralela à Rua Afonso Celso, também está ocupada por meliantes os quais utilizam crianças e adolescentes para fincarem o pé e garantirem os pontos de vendas antes e durante o carnaval, sem serem molestados.

Rua Marquês de Caravelas com Lord Cockrane às proximidades de um movimentado supermercado é outro ponto de venda de psicoativos, onde são utilizados carros e motos estacionados para encobrirem as transações ilícitas no estacionamento deste supermercado e na comunidade em frente em plena luz do dia.

O gramado do Porto da Barra está ocupadíssimo por dezenas de pessoas que dormem durante o dia e realizam movimentações obscuras no horário noturno, notadamente, na área do Porto da Barra e às proximidades de um porto de marina náutica, enquanto aguardam o carnaval fonte de todas estas mazelas sociais.

Por fim os largos da Vitória e Graça estão sendo também utilizados neste tipo de atividade ilícita.As famílias e cidadãos comuns cabem mostrar os absurdos que ocorrem no bairro, sob olhares complacentes daqueles pagos com o dinheiro do contribuinte para agirem, conforme as premissas legais, evitando a ocorrência de outros ilícitos penais e graves.O ambiente de insegurança e constrangimento das famílias, nestes locais, praticamente as proíbem de circular à pé ou de carro neste locais.

Com tanto dinheiro dos contribuintes , de Salvador da Bahia, aplicados ao evento carnaval, então cabem alguns questionamentos, haja vista a profusão de gastos dos nossos impostos:

a) Será que o evento carnaval irá produzir uma pessoa capaz de ganhar medalhas na olimpíadas de 2014 no Rio? Ou será um evento de levantamento de copos de cervejas em plena luz do dia assistido por milhares de crianças e jovens?

b) Qual o legado cultural deixado pelo carnaval/2014 capaz de melhorar a nota de Educação Básica emitida pelo MEC, conferindo à Salvador da Bahia o 58º lugar no Brasil?

c) Qual o legado educativo ou esportivo a ser deixado para as nossas crianças e adolescente ao término do evento carnaval na Barra?

d) A profusão de propagandas de cervejas distribuídas pelos espaços públicos deve ajudar de que forma a melhoria de comportamento de crianças e jovens de Salvador da Bahia?
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.