Mulekas de Ouro o grupo rebolativo da melhor idade

Mulekas de Ouro  o grupo rebolativo da melhor idade

Que o Rio Vermelho é o bairro dos artistas isso todo mundo sabe, mas pouco se sabe sobre as múltiplas formas de manifestações artísticas e culturais que surgem e se multiplicam em suas ruas. Um exemplo disso é o grupo de dança da melhor idade, as Mulekas de Ouro, que já existe há 16 anos e que reúne nove dançarinas, todas com mais de 50 anos, um exemplo de alegria e vitalidade, com seu gingado reboletivo, sem medo de ser feliz.

Mulekas de Ouro  o grupo rebolativo da melhor idade 

Idealizado pela professora aposentada Jandira da Silva Berengue, o grupo é da melhor idade, mas o repertório e as coregrafias são de músicas jovens e com isso, conseguem atrair a atenção de um público que varia dos dois a mais de 80 anos.Elas ensaiam religiosamente às segundas-feiras, das 14h às 16h, na Travessa Rua Juazeiro, no Rio Vermelho, onde acertam os passos e criam as lukes das apresentações que acontecem em escolas, universidades , creches, orfanatos, abrigos, hospitais, shoppings, metrô, encontros, seminários, confraternizações, aniversários ou em qualquer ambiente que exija uma boa dose de alegria e descontração.

Muito expansiva, Jandira conta que a ideia de formar o grupo surgiu no Clube dos Aposentados da Bahia, mas, foi ficando difícil fazer os ensaios por lá e então ela decidiu transformar uma sala da sua própria casa em estúdio de ensaio. O grupo não tem patrocínio e as próprias dançarinas criam e bancam os figurinos e pagam o professor de dança, Jader dos Santos, que trabalha com elas há 12 anos: “ Nos temos muita criatividade e pluralidade, em dezembro somos coral natalino, abril somos coelhinhas da páscoa, junho somos forrozeiras, com a primavera e outubro, somos show da Xuxa e Patati- Patata, levando alegria para as crianças nas escolas, para os idosos nos abrigos e em todos os lugares onde somos chamadas"

Jandira destaca que ainda existe muita discriminação da sociedade com as pessoas dá melhor idade, "Infelizmente isso ainda é uma realidade, só que o talento de cada pessoa não deve ser avaliado pela faixa etária. Nossa missão e disseminar através da dança, uma nova perspectiva de se viver na maturidade, com alegria, auto-estima e melhor qualidade de vida”, assinala.

Quem vê alegria e descontração de Jandira, não faz ideia dos perrengues que já passou na vida, cuidando de um filho doente e depois vivendo o sofrimento com a sua morte. Mas ela deu a volta por cima e encontrou na dança a forma de se alegrar e alegrar outras pessoas.

Mulekas de Ouro  o grupo rebolativo da melhor idade

"O que nos querem é renovar a vida através da dança atuando e brilhando com alegria nos vários seguimentos da sociedade valorizando o ser humano. O sonho é divulgar na mídia o trabalho para que outros grupos sigam o nosso exemplo criando um trabalho semelhante para que outras pessoas tenham mais vida e mais alegria ", pontuou.

Antenado com as novas tecnologias o grupo está no facebook, no Aratuonline e no Youtube. Para maiores informações ou contratar o grupo para alegrar festas e eventos entrar em contato com Jandira através do email mulekasdeouro@hotmail.com
Tópicos:

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Muito bom, mas muito bom mesmo e um exemplo de vida. Eu posso dizer o que estou dizendo, pois conheço pessoalmente a D.Jandira e sei da sua luta. Muito bom, muito bom mesmo, repetindo, porque merece.!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, adorei ler essa reportagens, as pessoas estão vivendo mais e precisam fazer coisas que lhes dê satisfação. Muito lindo o grupo de vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que mocinhas mais danadinhas! Parabéns por essa lição de vida

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Carmen, vizinha de Jandira. Mulekas de Ouro é um exemplo do potencial que tem a turma da melhor idade, de como pessoas nessa faixa etária tem muito a contribuir para uma sociedade melhor e ao mesmo tempo ter a alegria e a energia para curtir a vida. Parabéns Jandira pela iniciativa. Continue assim. Você é um exemplo para mim.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o privilégio de ser vizinha de Jandira e de poder conhecer o trabalho das Mulekas de Ouro. É muito inspirador saber que podemos curtir a vida e poder levar a alegria ao nosso próximo na terceira idade. Afinal cada etapa de nossas vidas tem sua beleza. Parabéns pelo lindo trabalho e pelo exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Achei interesante mas não consegui ver endereço

    ResponderExcluir