Header Ads


Denuncie maus tratos contra crianças, disque 100

Artistas lançam Movimento Itapuã Cultural na próxima terça (28)

No dia 28 de abril acontece o lançamento do Movimento Itapuã Cultural, formado por artistas e produtores culturais do bairro de Itapuã. A festa começa às 18h30, no Villa Baiana, com o projeto Terça em Movimento, que apresenta diversas atrações musicais itapuãzeiras, como Orquestra de Pandeiros Itapuã, Maracatu Bizoro Avoador, Rede Sonora, Escola de Samba Unidos de Itapuã e muito mais. O Villa Baiana fica no largo do acarajé de Cira, bem no coração de Itapuã.

Fruto do desejo de mudanças positivas na realidade cultural do bairro, moradores e artistas fundaram o Movimento Itapuã Cultural (MIC). O projeto nasceu da necessidade dos artistas e produtores culturais se organizarem em busca do crescimento e valorização cultural local.

Entre os principais celeiros artísticos do país, a Bahia historicamente carece de apoio por parte do poder público e da iniciativa privada para fomentar os movimentos culturais que brotam no estado. Diante dessa dura realidade, artistas baianos dos mais diversos segmentos vêm se unindo em coletivos em busca de direitos e espaços de trabalho.

A iniciativa do projeto partiu da atriz e produtora cultural Analu Franca. “Inicialmente falei com três músicos da comunidade: o Nailton Maia, da Escola de Samba Unidos de Itapuã, o Yago Avelar, da Orquestra de Pandeiros Itapuã Maracatu Bizoro Avoador, e o Binho Arabaca, da banda Tabuleiro, que de imediato aderiram”, conta Analu.

Artistas lançam Movimento Itapuã Cultural na próxima terça (28)
Foto: Eric Pereira | ItapuãCity
Além dos grupos citados, o Movimento Cultural Itapuã é composto ainda por: Rede Sonora, Seu Régis, Grupo Botequim, As Morenas de Itapuã, pela cantora Lu Santana, pela banda Mensageiros do Vento e Tamima & Itapuã Beat.

O espaço Villa Baiana, localizado em frente ao largo do acarajé da Cira, em Itapuã, também é parceiro do Coletivo Cultural. Lá será realizada a primeira ação do MIC, a Terça em Movimento, cuja missão é difundir a cultura de Itapuã com shows de artistas locais. “Além de um novo público, a Terça em Movimento vai atrair formadores de opinião, ativistas culturais e pessoas interessadas descobrir o que há em Itapuã”, diz Analu.

O MIC pretende conciliar o resgate das manifestações culturais típicas com a retomada da vida noturna do bairro. Há ainda o desejo de representar Itapuã nas ações públicas referentes à cultura.

Para saber mais a respeito dessa iniciativa e se tornar parte dela, basta curtir a fanpage: http://www.facebook.com/MovimentoItapuaCultural ou entrar em contato através do e-mail: movimentoitapuacultural@gmail.com.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.