Comunicado da Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho

Salvador, 05 de junho de 2015.

Ao Blog do Rio Vermelho.

Prezados Senhores,

A Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1999, apresenta-lhes a sua nova direção: Joseli Pereira (Presidente), Leandro Maia (Secretário), Camila Chaves (Tesoureiro).

A atual gestão pretende colocar em prática novas ações, bem como dar continuidade ao trabalho já iniciado pela administração anterior, como:
  • Ampliar o quadro de associados;
  • Divulgar informações de interesse dos moradores;
  • Promover reuniões abertas à participação de todos;
  • Agir em conjunto com demais associações do bairro;
  • Defender o caráter residencial da rua;
  • Denunciar irregularidades e reivindicar os direitos dos moradores junto aos órgãos competentes;
  • Fiscalizar as ações do poder público no que tange à conservação da rua e ordenamento do trânsito.
Com o intuito de fortalecer o nosso diálogo, informamos mais um canal de comunicação com os moradores e parceiros: amrbv.contato@gmail.com.

Aproveitamos a oportunidade para compartilhar com o Blog do Rio Vermelho, canal de discussão e divulgação do bairro, os inconvenientes sofridos pelos moradores e visitantes com a instalação do restaurante Blue Praia Bar, no fim da nossa rua. Tal estabelecimento está localizado em suposto centro comercial intitulado Atlântico Belvedere. Este imóvel foi construído emcaráter residencial há trinta anos, hoje instalados um escritório de advocacia, uma academia de pilates e uma imobiliária.

Desde a sua abertura, o Blue Praia Bar tem ocasionado um aumento do trânsito local, agravando os problemas de circulação e estacionamento de veículos, condição incompatível com uma via estreita e sem saída. Somado a isso, a casa comercial é motivo de denúncias de moradores em relação à poluição sonora, mau cheiro oriundo de chaminé e descarte inadequado de lixo de cozinha. Nesses últimos meses, constatamos uma relação direta do crescimento do fluxo de visitantes com o aumento da violência. No segundo semestre de 2014, a Associação recebeu relatos de testemunhas de agressão física, assaltos e tentativas de roubo de carro, registrando cinco ocorrências somente na segunda quinzena de novembro a fim de dezembro, um número relevante se compararmos com os anos anteriores.

Comunicado da Associação dos Moradores da Rua Barro VermelhoComunicado da Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho
Constante descarga de material (fotos 1 e 2)

Comunicado da Associação dos Moradores da Rua Barro VermelhoComunicado da Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho
Ausência de estacionamento privativo e estacionamento proibido em via pública e calçada (fotos 3 e 4)

Comunicado da Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho
O aumento do fluxo de veículos gera a obstrução da via e manobras nas entradas/saídas das garagens dos prédios - Rua sem saída (foto 5) 

​Com um histórico de duas autuações por realização de obras sem licença e modificações de imóvel de forma irregular emitidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), o Blue Praia Bar teve o seu Termo de Viabilidade de Localização cassado em 23 de março de 2014, face à flagrante de incompatibilidade de instalação em uma rua sem saída, com fins residenciais e a mais de 50 metros da via principal, contrariando legislação de uso e ordenamento do solo. O estabelecimento funciona por meio de liminar na 7ª Vara da Fazenda Pública. Desde então, a Associação dos Moradores do Barro Vermelho tem dado continuidade às medidas judiciais para o retorno da paz e tranquilidade na rua.

Acreditamos ser de suma importância a cooperação de todos na realização de ações e denúncias, bem como no repasse de informações como forma de exercermos a cidadania.

Colocamos-nos à disposição para colaborar com o bem-estar dos moradores e visitantes.

Atenciosamente,
Joseli Chaves Pereira
Presidente

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.