Fábrica de Papel na Rua Marquês de Monte Santo, Rio Vermelho - 1946

No local atualmente funciona um posto de gasolina e a única coisa que ainda lembra a antiga fábrica é a chaminé, que, inclusive, dá nome ao empreendimento comercial. Muita gente se mobilizou para transformar o local em um centro cultural, entretanto, venceu a força do poder econômico.

A seguir um pouco mais sobre a Fábrica de Papel no Rio Vermelho através da ALBA por uma Moção de congratulação pelo aniversário do fundador da Sapelba:


Moção de congratulação com a Diretoria e Equipe da Sapelba pela comemoração do aniversário de nascimendo do fundador José Visnevski. 

Fundada no ano de 1946 por José Visnevski, a Sapelba Fábrica de Papel da Bahia S.A. iniciou suas atividades no bairro do Rio Vermelho, na cidade do Salvador, onde permaneceu até o ano de 1975. 

Diante da necessidade de expansão, a empresa escolheu como nova localidade para sua ampliação, uma área de 100.000 metros quadrados, localizada na BR 101, distrito de Humildes, nas proximidades da Cidade de Feira de Santana, maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste. 

Hoje a Fábrica de Papel da Bahia S.A. conta com 241 funcionários e segue produzindo diversos produtos com grande potencial de exportação, dando continuidade a obra de José Visnevski e aos valores por ele apregoados, pautados principalmente na honestidade e profissionalismo. 

Para homenagear o centenário de nascimento do José Visnevski foi inaugurada uma placa comemorativa, afixada no Posto Chaminé, no bairro do Rio Vermelho, marco físico remanescente do inicio da exitosa história da Sapelba. 

A Assembléia Legislativa do Estado da Bahia congratula-se com toda a equipe e os herdeiros da Fábrica de Papel da Bahia S. A. - SAPELBA, ensejando-lhes votos de sucesso e continuidade desta obra impar. 

Dê-se conhecimento da presente Moção a: 

Fábrica de Papel da Bahia S.A. - Sapelba 
Rua Amazonas, 1020 - pituba 
CEP: 41.830-380 - Salvador / Bahia 

Sala das Sessões, 20 de agosto de 2009 
Deputado João Carlos Bacelar

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.