Header Ads

Major André Ricardo presta conta de sua atuação no comando da 12ªCIPM

Após quatro anos e seis meses comandando a 12ªCIPM que atende aos bairros do Rio Vermelho e Ondina, o Major André Ricardo deixou o comando na última sexta-feira. Durante a solenidade de transmissão de cargo foi alvo de diversas manifestações elogiosas por parte dos  seus superiores e dos representantes das entidades do bairro que lá estiveram. O Blog se associa a essas manifestações e agradece à maneira solicita que sempre atendeu às demandas encaminhadas pelos moradores por meio deste Blog. Confira a integra do  discurso de despedida.

Major André Ricardo presta conta de sua atuação no comando da 12ªCIPM

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
CPRC-A
12ª CIPM/RIO VERMELHO-ONDINA

O HOMEM ESCREVE A HISTÓRIA DA SUA VIDA PELOS DESAFIOS QUE ENFRENTA. MAIS IMPORTANTE DO QUE OS RESULTADOS, SÃO AS LIÇÕES APRENDIDAS, QUE NOS LEVAM AO AMADURECIMENTO E A CONSTANTE MELHORIA.

NO DIA 11 DE JANEIRO DE 2012, ASSUMI O COMANDO DA 12ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR, E NAQUELE MOMENTO, UM MISTO DE EXPECTATIVA E ALEGRIA ME TOMAVA O ESPÍRITO, MAS NÃO ME FAZIA ESQUECER DA ENORME RESPONSABILIDADE DE SER O ESCOLHIDO PARA CONDUZIR ESTA UNIDADE, QUE SEMPRE FOI REFERÊNCIA NA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. LÁ SE VÃO 4 (QUATRO) ANOS E 6 (SEIS) MESES DE ÁRDUO, MAS PROFÍCUO TRABALHO.

NESSE PERÍODO, BUSQUEI PAUTAR-ME PELOS VALORES QUE MAIS ACREDITAVA, PRINCIPALMENTE A VALORIZAÇÃO DO POLICIAL MILITAR E A INTEGRAÇÃO TOTAL COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, ATRAVÉS DA FILOSOFIA DA POLÍCIA COMUNITÁRIA. A 12ª CIPM PASSOU A SER MINHA SEGUNDA CASA, MINHA SEGUNDA FAMÍLIA; PROCUREI ORIENTAR MINHA AÇÃO DE COMANDO DIRECIONANDO ESFORÇOS PARA QUE NOSSOS HOMENS E MULHERES, VALOROSOS POLICIAIS MILITARES, TIVESSEM NO SEU COMANDANTE ALGUÉM QUE PUDESSEM CONFIAR PLENAMENTE, ALGUÉM QUE SERIA JUSTO E RESPEITOSO COM TODOS, PRIVILEGIANDO O LADO HUMANO E COMPATIBILIZANDO SUAS NECESSSIDADES COM AS EXIGÊNCIAS DO SERVIÇO POLICIAL MILITAR.

ACREDITO TER CONSEGUIDO ESTIMULAR NA UNIDADE UM AMBIENTE DE HARMONIA E DE ACOLHIMENTO, ONDE A CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL ORIENTASSE A ATUAÇÃO DE TODOS, NA PERSPECTIVA DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, ONDE OS ÊXITOS OU OS DISSABORES SERIAM DIVIDIDOS ENTRE TODOS. ONDE OFICIAIS E PRAÇAS INTEGRASSEM UM ESFORÇO ÚNICO, RESULTADO DA CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA E PROATIVA DE TODA A EQUIPE. FORMAMOS UM TIME. UM TIME VENCEDOR.

QUALQUER RECONHECIMENTO QUE O NOSSO TRABALHO A FRENTE DA 12ª CIPM SEJA MERECEDOR, DEVE SER CREDITADO A TODOS QUE AQUI LABUTAM, AOS POLICIAIS MILITARES QUE DEDICAM SEU ESFORÇO, MESMO COM O RISCO DA PROPRIA VIDA, PARA QUE SEJAMOS VENCEDORES. E POR ISSO DEDICO MEU AGRADECIMENTO ETERNO Á FAMÍLIA 12ª CIPM.

FORAM INÚMERAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NESSE PERÍODO. NO ÂMBITO DA GESTÃO PODEMOS CITAR ALGUMAS INICIATIVAS RELEVANTES:

  • A REATIVAÇÃO DO MOTOPATRULHAMENTO;
  • A CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PELOTÃO DE EMPREGO TÁTICO OPERACIONAL;
  • A RETOMADA DO PROERD;
  • O AUMENTO DE POSTOS DAS OPERAÇÕES COOPER E CTS;
  • A SISTEMATIZAÇÃO DA ESCOLHA DO PM PADRÃO – MENSAL E ANUAL;
  • A MENSURAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DAS GUARNIÇÕES E A PREMIAÇÃO MENSAL DOS VENCEDORES;
  • A RENOVAÇÃO DO MOBILIÁRIO DA UNIDADE;
  • A CLIMATIZAÇÃO DAS REPARTIÇÕES, DENTRE OUTRAS MEDIDAS QUE VISARAM A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA UNIDADE;

A GESTÃO OPERACIONAL DEMANDOU UM ESFORÇO CONJUNTO ENTRE TODO O EFETIVO DA 12ª CIPM, PRINCIPALMENTE PARA ATUARMOS COM ÊXITO NO PERÍODO DE CARNAVAL, NAS FESTAS DE YEMANJÁ, NO DESFILE DOS PALHAÇOS DO RIO VERMELHO E NOS FESTIVAIS DA PRIMAVERA, TODOS EVENTOS DE GRANDE MAGNITUDE DA NOSSA ÁREA, FORA UMA GAMA DE EVENTOS MENORES, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES, OS QUAIS ATUAMOS BUSCANDO A EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

BUSCAMOS NÃO DESCUIDAR EM NENHUM MOMENTO DAS DEMANDAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DOS BAIRROS DO RIO VERMELHO E ONDINA, E FICAMOS MUITO FELIZES QUANDO RECEBEMOS DO CPRC-A A AFERIÇÃO DOS RESULTADOS DESSA ATUAÇÃO NESSE ANO DE 2016. A 12ª CIPM CONSEGUIU, NESSE PRIMEIRO SEMESTRE, ALCANÇAR OS SEGUINTES RESULTADOS NAS AÇÕES PREVENTIVAS DESENVOLVIDAS:

  • AUMENTO DE 599% NO NÚMERO DE VEÍCULOS ABORDADOS;
  • AUMENTO DE 369% NO NÚMERO DE MOTOCICLETAS ABORDADAS;
  • AUMENTO DE 537% NO NÚMERO DE ÔNIBUS ABORDADOS;
  • AUMENTO DE 13.545% NO NÚMERO DE PONTOS DE ÔNIBUS ABORDADOS;

ESSES ULTIMOS TRÊS INDICADORES LEVARAM A UNIDADE A SER LAUREADA PELO CPRC-A COMO A CAMPEÃ EM AÇÕES REALIZADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016.

QUANTO AOS RESUTADOS OPERACIONAIS ALCANÇADOS, CONSEGUIMOS:

  • AUMENTO DE 75% NO NÚMERO DE PRISÕES EM FLAGRANTE DELITO;
  • AUMENTO DE 29% NO NÚMERO DE ARMAS DE FOGO APREENDIDAS;
  • AUMENTO DE 182% EM APREENSÕES DE DROGAS;
  • AUMENTO DE 20% EM TCO LAVRADOS. 
  • REDUÇÃO DE 15% NO NÚMERO DE ROUBO A VEÍCULOS;
  • REDUÇÃO DE 22% NO NÚMERO DE ROUBO A ONIBUS.

NADA DISSO SERIA POSSÍVEL SEM O EMPENHO DOS POLICIAIS MILITARES INTEGRANTES DA 12ª CIPM, PORÉM NÃO POSSO DEIXAR DE AGRADECER NESSE MOMENTO A PARCERIA CONSTANTE DE TODAS AS UNIDADES DO CPRC-A, AS QUAIS NOS APOIARAM NOS GRANDES EVENTOS, BEM ASSIM A INTEGRAÇÃO COM A 7ª DELEGACIA TERRITORIAL, HOJE BRILHANTEMENTE CONDUZIDA PELA DRª JUSSARA SOUZA, A QUEM TRANSMITO MINHA SINCERA GRATIDÃO.

TENTAMOS IMPRIMIR UMA DINÂMICA DE TRABALHO QUE PRIVILEGIASSE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS NOSSAS DECISÕES, E ASSIM É IMPERIOSO QUE DEDIQUEMOS UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO CONSELHO COMUNITÁRIO SOCIAL E DE SEGURANÇA DO RIO VERMELHO E ONDINA, NA PESSOA DA SRª ELOYSA CABRAL NOVAES EXTENSIVO A TODOS OS SEUS INTEGRANTES, EM ESPECIAL AS SENHORAS SONIA LIGER E D. LAUDELICE. ESSAS PESSOAS SÃO ESPECIAIS, POR DEDICAREM SEU TEMPO E SEUS ESFORÇOS NA BUSCA DE UMA CONSTANTE MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE CONVIVÊNCIA SOCIAL NOS BAIRROS DO RIO VERMELHO E ONDINA. INÚMERAS FORAM AS INICIATIVAS QUE ADOTAMOS, EM SINTONIA DIRETA COM O CONSELHO COMUNITÁRIO; FIZEMOS PALESTRAS, SEMINÁRIOS, REUNIÕES ITINERANTES, CAMPANHAS DE ACOLHIMENTO, CAMPANHAS EDUCATIVAS, REINSTALAMOS O CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA, PREPARAMOS 400 (QUATROCENTOS) PROFISSIONAIS NAS 13 (TREZE) TURMAS DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PORTEIROS E VIGILANTES, PREPARAMOS 60 (SESSENTA) MULHERES, POLICIAIS FEMININAS E INTEGRANTES DA COMUNIDADE, NO CURSO FAMÍLIA CIDADÃ, ENFIM DISCUTIMOS EXAUSTIVAMENTE E TENTAMOS POR EM PRÁTICA AÇÕES QUE TORNASSEM OS BAIRROS REFERÊNCIA PARA SALVADOR. CONSEGUIMOS MUITO, MAS AINDA NÃO CONSEGUIMOS TUDO. POR ISSO, TENHO CERTEZA QUE ESSA INTEGRAÇÃO, VERDADEIRA IRMANDADE, NUNCA VAI SER INTERROMPIDA.

AGRADEÇO A TODA COMUNIDADE, ESPECIALMENTE AOS AMIGOS QUE AQUI FIZ. AO SENHOR LAURO MATTA, PRESIDENTE DA AMARV E A TODA SUA DIRETORIA; AO SENHOR CLÉODO MÉRCIO E A TODOS OS EMPREENDEDORES DA VILA CARAMURU; AO SENHOR MARCOS SOUZA DA COLÕNIA DE PESCA Z1; A SENHORA CARMELA TALENTO, DO BLOG DO RIO VERMELHO; AO SENHOR STEVE MORIN, NA PESSOA DE QUEM AGRADEÇO A TODOS OS PARCEIROS DO SETOR HOTELEIRO; AO PADRE ANGÊLO MAGNO, PÁROCO DO RIO VERMELHO, POR TER-NOS ACOLHIDO COM TANTO AMOR NA SUA PARÓQUIA; E A TODOS QUE DEDICARAM UM POUCO DA SUA ATENÇÃO À 12 CIPM.

AGRADEÇO AO SR. CEL PM ALFREDO BRAGA DE CASTRO, EX-CMT GERAL DA PMBA, POR TER-ME CONFIADO TÃO HONROSA MISSÃO;

AGRADEÇO AO ILMº SR. CEL PM KERJEAN, CMT DO CPRC-A, PELO APOIO TOTAL E IRRESTRITO AO NOSSO COMANDO, NESSE PERÍODO EM QUE ESTÁ À FRENTE DA GESTÃO DA RISP-ATLÂNTICO;

AGRADEÇO AO EXMª SENHOR CEL PM ANSELMO ALVES BRANDÃO, CMT GERAL DA PMBA, POR TER-ME DADO A HONRA E A CONFIANÇA DE CONTINUAR A FRENTE DA 12ª CIPM ATÉ AQUI.

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL A MINHA FAMÍLIA, MINHA ESPOSA RICEMA COPELLO E MEUS FILHOS MARIANA E ANDRÉ FELIPE, QUE SEMPRE ME APOIARAM E ENTENDERAM TANTAS AUSÊNCIAS DO NOSSO LAR.

E POR FIM, AGRADEÇO A DEUS POR TER-ME PERMITIDO TER VIDA E SAÚDE PARA VIVER OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA POLICIAL MILITAR.

MUITO OBRIGADO!!!

UM BOM DIA A TODOS, E DEUS OS ABENÇOE.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.