Header Ads


Denuncie maus tratos contra crianças, disque 100

Prefeitura realiza inspeções nos reservatórios de distribuição de água da Embasa

A partir de segunda-feira (31), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb), realizará inspeções nos reservatórios de distribuição da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) espalhados nos 12 distritos sanitários, no sentido de garantir que a qualidade da água que abastece Salvador esteja dentro do padrão de potabilidade para consumo humano, conforme recomenda o Ministério da Saúde (MS).

Nos últimos dias 19, 21 e 22 de outubro a Visamb inspecionou as Estações de Tratamento de Água Vieira de Melo e Teodoro Sampaio (Parque Bolandeira-Boca do Rio) e também a área das bacias de captação das barragens de Ipitanga I e Joanes I, que abastecem as referidas estações. Foram avaliadas as boas práticas operacionais e de controle de qualidade, identificando os riscos associados ao tratamento de água, do manancial ao sistema de distribuição, em atendimento ao estabelecido na Portaria MS 2914/2011.

Segundo Ricardo Lourenço, subcoordenador da Visamb, durante as inspeções foram dadas algumas recomendações, principalmente em relação à estrutura física e a conservação da água no manancial. No final de novembro, a Visamb irá apresentar um resultado conclusivo referente às avaliações.

“O que nos preocupa é o manancial, pois lá encontramos cianobactérias. Na próxima semana, teremos uma reunião com a Embasa para verificar o que será feito para resolver a situação e evitar que a quantidade de cianobactérias aumente”, disse. As cianobactérias, segundo explicou, causam um efeito odorífero e paladar desagradáveis na água, podendo oferecer riscos à população por causa das toxinas que elas liberam. Por isso, é necessário o tratamento de água e esgoto.

De acordo com Ricardo Lourenço, a realização das inspeções é fundamental. “Essa iniciativa é para garantir que a qualidade de água que abastece Salvador esteja dentro do padrão de potabilidade que é padronizado pelo Ministério da Saúde. Então é uma questão inovadora. Nós saímos na frente, conseguindo, inclusive, garantir a fiscalização sobre a prestadora, a Embasa”.

A Visamb é a responsável pelas inspeções nas estações de tratamento de água e em todos os mananciais que abastecem Salvador. Essas inspeções são determinadas pelo Ministério da Saúde e são necessárias para evitar a contaminação da água que, se ocorrer, pode ocasionar surtos de diarreia, infecções generalizadas e até mesmo a morte da população.

O coordenador informou que os fiscais de Controle Sanitário da Visamb foram capacitados e, assim, puderam iniciar o trabalho, desenvolvido pela primeira vez na atual gestão da Prefeitura, sendo uma das poucas Vigilâncias no Brasil a conseguir realizar essa operação.

Prefeitura realiza inspeções nos reservatórios de distribuição de água da Embasa
Prefeitura realiza inspeções nos reservatórios de distribuição de água da Embasa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.