Prefeitura realiza inspeções nos reservatórios de distribuição de água da Embasa

A partir de segunda-feira (31), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb), realizará inspeções nos reservatórios de distribuição da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) espalhados nos 12 distritos sanitários, no sentido de garantir que a qualidade da água que abastece Salvador esteja dentro do padrão de potabilidade para consumo humano, conforme recomenda o Ministério da Saúde (MS).

Nos últimos dias 19, 21 e 22 de outubro a Visamb inspecionou as Estações de Tratamento de Água Vieira de Melo e Teodoro Sampaio (Parque Bolandeira-Boca do Rio) e também a área das bacias de captação das barragens de Ipitanga I e Joanes I, que abastecem as referidas estações. Foram avaliadas as boas práticas operacionais e de controle de qualidade, identificando os riscos associados ao tratamento de água, do manancial ao sistema de distribuição, em atendimento ao estabelecido na Portaria MS 2914/2011.

Segundo Ricardo Lourenço, subcoordenador da Visamb, durante as inspeções foram dadas algumas recomendações, principalmente em relação à estrutura física e a conservação da água no manancial. No final de novembro, a Visamb irá apresentar um resultado conclusivo referente às avaliações.

“O que nos preocupa é o manancial, pois lá encontramos cianobactérias. Na próxima semana, teremos uma reunião com a Embasa para verificar o que será feito para resolver a situação e evitar que a quantidade de cianobactérias aumente”, disse. As cianobactérias, segundo explicou, causam um efeito odorífero e paladar desagradáveis na água, podendo oferecer riscos à população por causa das toxinas que elas liberam. Por isso, é necessário o tratamento de água e esgoto.

De acordo com Ricardo Lourenço, a realização das inspeções é fundamental. “Essa iniciativa é para garantir que a qualidade de água que abastece Salvador esteja dentro do padrão de potabilidade que é padronizado pelo Ministério da Saúde. Então é uma questão inovadora. Nós saímos na frente, conseguindo, inclusive, garantir a fiscalização sobre a prestadora, a Embasa”.

A Visamb é a responsável pelas inspeções nas estações de tratamento de água e em todos os mananciais que abastecem Salvador. Essas inspeções são determinadas pelo Ministério da Saúde e são necessárias para evitar a contaminação da água que, se ocorrer, pode ocasionar surtos de diarreia, infecções generalizadas e até mesmo a morte da população.

O coordenador informou que os fiscais de Controle Sanitário da Visamb foram capacitados e, assim, puderam iniciar o trabalho, desenvolvido pela primeira vez na atual gestão da Prefeitura, sendo uma das poucas Vigilâncias no Brasil a conseguir realizar essa operação.

Prefeitura realiza inspeções nos reservatórios de distribuição de água da Embasa
Prefeitura realiza inspeções nos reservatórios de distribuição de água da Embasa
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.