Memórias e Resistências Negras em exposição na Biblioteca

Memórias e Resistências Negras em exposição na Biblioteca
Foto: Lázaro Roberto

A história do Movimento Negro, com registros fotográficos de atos públicos como passeatas, caminhadas, Blocos Afros, Afoxés e registros de comunidades quilombolas. Este é o acervo “Memórias de Resistências Negras”, do fotógrafo Lazaro Roberto e do Zumvi - Arquivo Fotográfico. Em cartaz na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, no Rio Vermelho, a exposição ficará aberta até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos sábados das 8h30 às 12h.

A exposição traz em sua essência imagens das memórias da população negra baiana, numa seleção cronológica de 30 fotografias do Zumvi – Arquivo Fotográfico, idealizado e mantido por Lázaro Roberto, que desde 1990 tem objetivo de preservar a memória das lutas contra o racismo no Brasil.

Período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra, o Novembro Negro, tem como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

“A exposição é um apanhado sobre os movimentos negros da Bahia e suas trajetórias entre 1980 e 1993, período de maior efervescência. O objetivo é suscitar o debate e discutir as questões raciais na Bahia. Mais do que nunca, atividades como estas registram a luta negra neste mês, que é tão representativo para nós”, disse o fotógrafo Lázaro Roberto.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.