Ministério Publico aproveita aproximação da Festa de Iemanjá e lança campanha contra a Intolerância religiosa

Aproveitando a aproximação do dia 2 de fevereiro, Festa de Iemanjá, o Ministério Publico lança nesta sexta-feira(27), a campanha “Diga não à intolerância Religiosa” Para conscientizar a população sobre a importância de respeitar a liberdade de consciência e de crença, consagrada como direito fundamental na Constituição Federal brasileira, O lançamento ocorrerá durante o 'I Seminário sobre Intolerância Religiosa e Estado Laico', na sede do MP em Nazaré, a partir das 14h, quando será discutida também a forma de combate à intolerância religiosa na Bahia, através da atuação do MP e da Ordem Advogados do Brasil (OAB-BA) no estado.

Daqui a aproximadamente uma semana, milhares de pessoas ocuparão as ruas do bairro do Rio Vermelho. Devotos, curiosos e apreciadores, entre turistas e baianos, prestigiarão os tradicionais festejos do Dia de Iemanjá, comemorado sempre em 2 de fevereiro, data destinada à Nossa Senhora da Luz ou das Candeias no calendário católico. É um momento festivo em que o “Povo de Santo” presta homenagens à Rainha do Mar, protetora das águas salgadas, sob a admiração e o respeito de muitos olhares. Mas o clima de festejos que se vê nas ruas neste dia contrasta, muitas vezes, com a lida cotidiana.

Em 2016, o número de casos de intolerância religiosa registrados no Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação (GEDHDIS) do Ministério Público estadual aumentou mais de 300% em relação ao ano anterior. Em 2015, 13 casos foram registrados no Grupo, enquanto que ano passado o número chegou a 56, resultando em instauração de inquéritos policiais, denúncias, recomendações e acordos entre as partes

Em caso de violação de direitos, o cidadão pode se dirigir ao MP, onde será orientado pelo promotor de Justiça, que vai analisar cada caso, instaurar procedimentos e adotar as medidas necessárias para apuração do fato. Se você foi vítima ou conhece alguém que tenha sofrido qualquer tipo de preconceito, procure a Promotoria de Justiça de sua cidade. Em Salvador, o GEDHDIS funciona na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 142, Jardim Baiano. Mais informações, ligar para 3321-0639.

"A liberdade religiosa é assegurada na Constituição Federal e o Ministério Público Brasileiro é instituição de defesa do regime democrático e dos interesses sociais. E, portanto, o MP deve garantir igualdade de condições religiosas, sobretudo em relação às minorias", afirma a promotora de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), do qual o GEDHDIS faz parte. A promotora de Justiça Lívia Vaz, coordenadora do GEDHDIS, chama a atenção para a importância da laicidade do estado. “O estado laico é um princípio constitucional importante que determina que os poderes públicos não podem assumir ou priorizar qualquer religião. Ao mesmo tempo devem respeitar a diversidade e a igual liberdade de todas as confissões religiosas”. Ela afirma ainda que o desrespeito a este princípio por agentes públicos reforça e dissemina atos de intolerância e de ódio religioso.

Ministério Publico aproveita aproximação da Festa de Iemanjá e lança campanha contra a Intolerância religiosa

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.