Uma missa na Igreja de Sant'Ana, no próximo domingo (22), à s 8h, marca um ano de falecimento do engenheiro Giuseppe Talento (Pino), querido amigo, colaborador e incentivador do BlogRV desde o lançamento. Devido à pandemia o acesso à Igreja somente se dará com confirmação prévia, mas é possÃvel assistir a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Paróquia de Sant'Ana do Rio Vermelho
Pino como ficou conhecido, chegou com seus pais para morar no Rio Vermelho com apenas cinco anos de idade e viveu nesse bairro até os 74 anos, quando faleceu. Nesse bairro experimentou todas as emoções dessa caminhada pela terra: formatura, casamento, nascimento dos filhos, encontro de amizades consolidadas em décadas de convivência. Marcou presença em diversos momentos da história do bairro conforme relembra o amigo historiador e pesquisador Gildásio Freitas : " Alem das atividades profissionais de engenheiro e professor de matemática, sempre dedicou-se a servir ao bairro, tendo assumido a direção da comissão dos festejos do Rio Vermelho, nos anos de 1971/1972, e presidência do Clube de Praia Avenida em 1967, clube que marcou época no bairro, tendo inclusive parceria com os grandes clubes sociais da capital, a exemplo da Associação Atlética, do Clube Português e da AABB, dentre outros, onde disputou diversas modalidades esportivas. O Avenida promovia ainda atividades socioculturais. Também foi diretor da Amarv. Sua influencia não se restringiu somente ao bairro do Rio Vermelho, pois, durante muitos anos, gerenciou o famoso Restaurante Casa d’Itália, no centro da cidade, dando seguimento a atividade iniciada por seus pais e tios, local que se tornou uma espécie de consulado da turma do Rio Vermelho, ao longo dos anos e mais ainda durante o Carnaval, e ponto de encontro de desportistas, artistas, intelectuais e polÃticos".
Pino deixou viúva, a companheira inseparável Solange Peixoto, dois filhos Luiggi e Luisa, e dois netos Lucca e Vicente e muitos amigos.