ACBMAM vai distribuir livros sexta-feira(25) no Largo de Santana

 A Associação Cultural Beneficente Monsenhor Amilcar Marques-ACBMAM, gestora da antiga igrejinha de Santana, promove na sexta-feira (25), às 18h,  no Largo de Santana, Rio Vermelho, Salvador, uma distribuição de livros para a comunidade.

A atividade é alusiva ao aniversário de nascimento do saudoso escritor Jorge Amado, dia 10 de agosto de 1912, que está homenageado no largo com uma escultura de bronze do casal Amado, sentado num banco ao lado do cachorro Fadul. A obra, inaugurada em 2012 é de autoria do artista plástico baianoTati Moreno.

A distribuição de livros, alguns do escritor baiano, é fruto da arrecadação de doações entre os associados feita pela Diretoria da ACBMAM, com o apoio da Biblioteca Juracy Magalhães, no Rio Vermelho, que doou alguns exemplares de seu acervo através da diretora Elzimar Cerqueira Nascimento Oliveira.

Para o presidente da ACBMAM, Antonio Nery Filho, é uma oportunidade de estimular a leitura e divulgar o trabalho da entidade, que tem projeto para a transformação da antiga igrejinha em um espaço de arte, cultura e educação para saúde, contribuindo para o desenvolvimento turístico da cidade. “Acreditamos no potencial desse espaço, tão querido pelos baianos e muito significativo para a cultura. Uma nova função para esse monumento histórico, vai dar vida nova à antiga igrejinha de Santana”, afirmou.

Aliados da igrejinha

A antiga Igreja de Santana foi fundada em 1913 e o primeiro pároco foi Antônio de Menezes Lima. Com o crescimento do bairro, uma nova igreja foi construída e inaugurada no dia 26 de julho de 1967, próxima à igrejinha.

A demolição da antiga igrejinha chegou a ser cogitada na década de 80, para dar acesso a uma rua e moradores, entidades sociais e artistas como Jorge Amado, Mario Cravo, Carybé e influentes políticos lançaram uma campanha contra a demolição para que no local fosse  criado um polo cultural. Desde então, o espaço, além de um rico patrimônio arquitetônico,  é símbolo de resistência cultural. Com o tempo, os problemas na estrutura física se agravaram e as atividades filantrópicas  do antigo Centro Social Monsenhor Amilcar Marques foram suspensas. 

O objetivo da diretoria da ACBMAM é sensibilizar a comunidade para apoiar a recuperação física e revitalização da igrejinha, que já conta com o apoio da Paróquia de Santana e da Arquidiocese de Salvador.  

Os interessados em participar das atividades da ACBMAM podem acessar o perfil no instagram @igrejinhadesantana ou através do email igrejinhadesantana@gmail.com 

Antiga Igreja de Santana, Rio Vermelho (fotoBlogRV)

Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.