Confira a programação cultural da Biblioteca Juracy Magalhães JR, para abril

Título do Evento: Música na Biblioteca

Release do Evento:

Contemplando o Projeto Abril do Livro Infantil, a Camerata da OSBA apresentará como parte do projeto, um repertório de músicas infantis.

Dias: 16 (terça-feira) Horário: 15h30

Minibiografia do convidado: OPUS LUMEN – Formado em 2001, o Sexteto Opus Lúmen integra o projeto Cameratas Para Todos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O grupo executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando também pelo gênero popular de forma estilizada. Abrange públicos de qualquer faixa etária e/ou segmento sociais, diversificando os locais de suas apresentações, destacando escolas, igrejas, órgãos comunitários em geral, instituições filantrópicas e instituições de ensino superior. O grupo de câmara promove uma integração informal entre músicos e o público alvo, tornando estreita e didática a relação entre a música clássica e o funcionamento e o repertório apresentado

Música Cantada Biblioteca:

Título do Evento: Projeto Abril do Livro Infantil

 Release do Evento: Contemplando o Projeto Abril do Livro Infantil, Suzana e Adriana apresentarão com parte do projeto, o Cantigo que narra à história de um menino que não sabe como sabe, mas sabe que existe um lugar especial onde ele precisa chegar e por isso ele faz da sua caminhada uma grande aventura brincante guiado pelo coração. Você pode acompanhar passo a passo no compasso nessa aventura. É só chegar... 

Dia: 16 (terça-feira)

Horário: 14h 

Convidadas: Texto de Suzana Duarte e Música de Adriane Weissheimer Minibiografia das convidadas: Suzana Duarte, professora, escritora e contadora de história. Adriane Weissheimer, musicista, muzicalizadora infantil, cantora e compositora.



Oficina Biblioteca:

Título da atividade: Oficina de escrita criativa

 Release da atividade: Você escreve? Quer aprender a escrever ficção? Quer compartilhar seus escritos com outras pessoas que também escrevem? Então é para você esse convite, a uma oficina de escrita criativa, onde trabalharemos às estruturas do conto e do romance, e onde Santiago te ajudará e acompanhará no seu processo de escrita. Material utilizado: caderno ou papel A4, caneta, lápis e borracha.

 Dias: 06 13, 20 e 27 (sábados). Horário: 09h às 11h30

 Convidado: Santiago Gómez Minibiografia do convidado: Santiago Gómez é escritor, psicanalista, licenciado em Psicologia, Mestre em Literatura pela UFSC. Pesquisou a obra de Lima Barreto, desde uma perspectiva decolonial. Foi assistente do escritor Pablo Ramos, prêmio Casa das Américas 2004. @sant__gomez Inscrição e-mail: silvia.dias@fpc.ba.gov.br Setor: Sala Digital


Oficina Biblioteca:

Título da atividade: xilogravura

 Release da atividade: A xilogravura é uma técnica originária da China, onde os alunos serão ensinados os princípios da xilografia, técnicas de entalhes, orientações de segurança para a prática da atividade, finalizando com a impressão das obras por cada aluno. Material utilizado: deverá ser trazido pelo aluno (a). 01 placa 20x20 com espessura de 5mm em material para entalhe (mdf, eucatex, madeira ou neolite). 

Dia: 17

 Horário: 13h30 às 16h30

 Vagas: 10

Inscrição e-mail: silvia.dias@fpc.ba.gov.br 

Público: artistas, estudantes de arte ou quaisquer pessoas que queiram iniciar na arte dessa técnica milenar, acima de 18 anos.

 Convidados: Tati Sampaio Minibiografia da convidada: Artista autodidata, bacharelado interdisciplinar em artes na UFBA, atualmente faz parte do Coletivo Artístico Levante e é membro da ABARVI - Associação Bahiana dos artistas plásticos e visuais. Expôs coletivamente xilogravuras no MAM/BA de setembro a dezembro de 2023. Atuou em projeto de curadoria e expografia junto ao IHAC/UFBA com o projeto Cartas para o IHAC e promoveu a exposição “Yemanjá, sua força e seus encantos”, no restaurante Confraria das Ostras de janeiro a março do ano em curso, como curadora e artista expositora. E atualmente participa de exposição coletiva na Biblioteca Juracy Magalhães @tati_sampaio_artes Setor: Espaço Caramuru


Oficina Biblioteca:

 Juracy Magalhães Júnior SSA 

Título da atividade: Oficina de Escrita Criativa em tempos de Inteligência Artificial

 Release da atividade: O objetivo da oficina é desenvolver a capacidade de escrita criativa de jovens utilizando à maiêutica e a ajuda de um LLM público como Bard ou Chat GPT. Material utilizado: caderno ou papel A4, caneta, lápis, borracha e celular.

 Dias: 26,30 (terças- feiras).

 Horário: 15h30 às 17h 

Vagas: 20 

Inscrição e-mail: silvia.dias@fpc.ba.gov.br

 Público: Todas as pessoas que tenham interesse na escrita. Convidados: Celeste Farias e Carlos Vidal Minibiografia dos convidados: Celeste Farias: Poetiza, Editora, Psicopedagoga, licenciada em Língua Portuguesa e Filosofia. Carlos Vidal: Poeta, licenciado em Filosofia e Teologia, Pesquisador de IA (Inteligência Artificial) na sala de aula.

 Setor: Espaço Caramuru.

Curso Biblioteca: 

Título da atividade: Arte de Falar Release da atividade:

 Experiência presencial e prática, para desenvolver suas habilidades de Fala Pública, vivenciando o Curso Trimestral, que oferece 39h de aulas práticas, 07 módulos artísticos e técnicos para a fala e finaliza SUBINDO NO PALCO do teatro!

 Processo amoroso, vivencial vocal-corporal de auto desenvolvimento da fala humanizada, criativa e genuína! Para que você se aproprie do seu ATO DE FALA e faça isso com profundo respeito aos seus saberes, oferecemos esse espaço de exploração e aprofundamento da fala pública personalizada. Material utilizado: copo plástico, água, canudos, e sabão. 

 Dias: 06, 13, 20 e 27 (sábados).

Horário: 09h às 12h

Mediação: Mariana Freire, Lucianna Ávila e Gisele Nino Setor: Espaço Caramuru INSCRIÇÕES AQUI!

👇🏾 https://chat.whatsapp.com/KDK4ioSJdJ31GXMN9a4Bt


Oficina Biblioteca: 


Título da atividade: Esculturas em sabonetes.

 Release da atividade: para comemorar o dia das mulheres será feita uma oficina para ensinar esculturas em sabonetes.

 Aumentando sua autoestima e incentivando seu lado empreendedor, assim criando uma renda extra. Como hobby e até mesmo terapia ocupacional.

 Material utilizado: sabonetes, colher de metal, fitilhos, papel celofane, tule e glitter.

 Dia: 12

 Horário: 14h 

Vagas: 20 

Inscrição e-mail: silvia.dias@fpc.ba.gov.br 

Cada aluno deverá trazer um sabonete glicerinado e uma colher de metal Convidada: Maria de Fátima Luz 

Setor: Espaço Caramuru Minibiografia da convidada: Artesã


Roda de Conversa Biblioteca:


Título do evento: Saúde nas Bibliotecas - Efeito dos Raios Solares no Envelhecimento Cutâneo.

 Release do evento: O dermatologista Milton dos Anjos Correia, vai falar sobre danos dos raios solares à pele, fotoenvelhecimento, fotoproteção, tipos de pele, tempo de exposição solar para a produção de Vitamina D e sua importância nas funções orgânicas.

 Qual a relação da luz visível com as telas computador e celular no envelhecimento, na pigmentação cutânea (melasma)?

 Dia: 10

 Horário: 15h

 Local: Espaço Caramuru

 Convidado: Dr. Milton dos Anjos Correia CRM-AL: 3140 RQE: 2863 Mini Biografia: Medicina – Universidade Federal de Alagoas - UFAL Especialização Em Medicina Estética – Capítulo Argentino da UIME - Buenos Aires /Argentina. Curso de Especialização em Dermatologia Belo Horizonte /MG. Facebook - Milton dos Anjos


Contação de História

  Título do livro: O tupi que você fala, de Claudio Fragata.

 Release do livro: Uma história bem gostosa sobre a cultura indígena e um passeio pelas palavras que usamos sem saber que são de nossos irmãos ancestrais.

 Dia: 18 (quinta-feira)

 Horário: 10h

 Convidados: Selma Guilera, bacharel em psicologia, arteterapeuta, pós-graduada em psicopedagogia, e especialização em análise junguiana. Artesã, contadora de histórias, palhaça e atriz itinerante. Tom Alves, analista de sistemas; poeta, com dois livros publicados; artista plástico, com várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior; contador de histórias voluntário há mais de 12 anos. Facebook: Tom Alves Juntos, Selma e Tom contam histórias em hospitais, escolas, bibliotecas, praças públicas e onde mais houver crianças, desde 2007. Também, ao longo desse período, vêm facilitando oficinas e cursos de contação de histórias em diversos locais.

 Setor: Infantojuvenil


Contação de História Biblioteca:


  Título do livro: As serpentes que roubaram a noite, de Daniel Munduruku.

 Release do livro: As serpentes que roubaram a noite é a história da mitologia do povo Munduruku para a criação da noite, guardada pela cobra Surucucu.

 Dia: 25 (quinta-feira) 

Horário: 15h

 Convidados: Selma Guilera, bacharel em psicologia, arteterapeuta, pós-graduada em psicopedagogia, e especialização em análise junguiana. Artesã, contadora de histórias, palhaça e atriz itinerante. Tom Alves, analista de sistemas; poeta, com dois livros publicados; artista plástico, com várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior; contador de histórias voluntário há mais de 12 anos. Facebook: Tom Alves Juntos, Selma e Tom contam histórias em hospitais, escolas, bibliotecas, praças públicas e onde mais houver crianças, desde 2007. Também, ao longo desse período, vêm facilitando oficinas e cursos de contação de histórias em diversos locais.

Setor: Infantojuvenil


Sarau

Título da atividade: Sarau na Biblioteca 

Release da atividade: A partir do mês de abril teremos um sarau de poesias, por mês

com convidados, para unirmos e fortalecermos os poetas de Salvador. Trazendo um 

habitual encontro mensal.

Dias: 09 (terça - feira).

Horário: 15h30

Público: Poetas e amantes de poesias.

Organizadores: Celeste Farias e Carlos Vidal

Minibiografia dos convidados: Celeste Farias: Poetiza, Editora, Psicopedagoga, 

licenciada em Língua Portuguesa e Filosofia.

Carlos Vidal: Poeta, licenciado em Filosofia e Teologia, Pesquisador de IA 

(Inteligência Artificial) na sala de aula.

Setor: Espaço Caramuru. 


Sarau Biblioteca:

Título da atividade: Sarau na Biblioteca

Release da atividade: 

A partir do mês de abril teremos um sarau de poesias, por mês, com convidados, para unirmos e fortalecermos os poetas de Salvador. Trazendo um habitual encontro mensal.

Dias: 09 (terça - feira).

 Horário: 15h30

 Público: Poetas e amantes de poesias. 

Organizadores: Celeste Farias e Carlos Vidal Minibiografia dos convidados: Celeste Farias: Poetiza, Editora, Psicopedagoga, licenciada em Língua Portuguesa e Filosofia. Carlos Vidal: Poeta, licenciado em Filosofia e Teologia, Pesquisador de IA (Inteligência Artificial) na sala de aula. Setor: Espaço Caramuru.  


Exposição

Título da exposição: Povos Originários, na arte de SMK Release: O surgimento do conceito "povos originários", que designa as comunidades que habitavam determinadas regiões antes da chegada dos colonizadores. No contexto brasileiro, os povos originários referem-se aos grupos indígenas que ocupavam o território nacional anteriormente à colonização portuguesa. Esses povos, com suas culturas e tradições ancestrais, desempenham um papel fundamental na compreensão da história e na preservação da diversidade cultural do Brasil. A exposição de Smk é uma oportunidade única que agrega conhecimentos e sentimentos, trazendo o lúdico e abraçando etnias raciais, culturais e ancestrais

Dias: 05 a 30 (segunda a sábado)

 Local: Espaço Caramuru Horário:

Horário- 8h às 17h (segunda a sexta) 8h às 12h (Sábado) 

Artista: Smk Minibiografia do convidado: artista plástico e educador, Smk traz sua arte em desenhos, pintura em tela, graffiti e cenografia. Com mais de uma década de atuação no cenário artístico, seus trabalhos são sempre em parceria com Charles Brak e Denissena Fóssil, no cenário de Salvador. Seu último trabalho pode ser visto nos muros da UNEB, dentre outros espalhados pelas ruas de Salvador. @cerqueira.gilvan 


Dicas de Leitura

Título do livro: 1565 - Enquanto o Brasil nascia, de Pedro Dória. Release do livro: Este livro é a história dos inúmeros e improváveis personagens que, juntos, passaram por batalhas sangrentas, vitórias e reveses, episódios de sorte e coragem, e grandes aventuras para construir o Brasil nos dois primeiros séculos de colonização portuguesa. O jornalista Pedro Doria narra os eventos que culminaram na fundação do Rio de Janeiro, em 1565, passando pelo nascimento de São Paulo, anos antes, e costurando as histórias de portugueses,

 índios, franceses e africanos que, entre erros e acertos, inventaram um país. Onde encontrar: setor empréstimo


1565 - Enquanto o Brasil nascia

Título do livro: Viagem pela história do Brasil, de Jorge Caldeira.

 Release do livro: Mais do que uma nova abordagem, este trabalho de Jorge Caldeira constitui uma nova forma de apresentação da História do Brasil. Concebida tanto para o estudante como para quem deseja rever seus conhecimentos, Viagem traz uma radiografia do país desde seus primórdios até a campanha das diretas. Onde encontrar: setor empréstimo


Dica de Leitura - Infanto Juvenil 


Título do livro: Hamlet, de William Shakespeare.

Release do livro: Adaptação em português do clássico da literatura inglesa, com linguagem acessível para o público infantil. Hamlet é um príncipe sonhador e impulsivo. Seu pai morre, e sua mãe, a rainha Gertrudes, casa-se logo em seguida Cláudio, irmão do rei. Hamlet é movido pelo desejo de vingança, pois o espectro do pai lhe conta que foi assassinado por Cláudio. Onde encontrar: setor infanto juvenil.


Título do livro: Histórias Diversas, de Monteiro Lobato.

 Release do livro: Esta é uma coletânea de deliciosas histórias reunidas em um volume. As Botas de Sete Léguas; A Rainha Mãe; A Violeta Orgulhosa; O Periscópio; A Segunda Jaca; A Lampreia; Lagartas e Borboletas; As Fadas; A Reinação Atômica; As Ninfas de Emília; O Centaurinho; Uma Pequena Fada; Conto Argentino; O Museu de Emília. Onde encontrar: setor infanto juvenil


A programação é de responsabilidade da BJMJ


Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.